sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

“Não Teve Amor” – Joelma Calypso divulga canção inédita e novo clipe!

Prefeitura de Xique-Xique,BA decreta situação de emergência e cancela o carnaval

29/01/2016 Por conta das fortes chuvas que deixaram a cidade ilhada, o prefeito do município de Xique-Xique, Alfredo Ricardo (PT), decretou nesta quinta-feira (28) situação de emergência e cancelou os festejos do carnaval de rua. 
 
“Não dá para pensar em festa diante de uma situação dessa. O foco é ajudar as famílias e, depois das chuvas trabalhar para reparar os danos”, disse Alfredo. 
 
Segundo o site Irecê Repórter, a cidade enfrenta o maior temporal das últimas décadas, sendo resgistrados desde o início do mês, mais de 560 mm de chuva. O início do ano letivo também foi adiado para 11 de fevereiro. A enxurrada avançou pelas ruas da cidade, invadindo comércios e diversas casas. A correnteza levou até um jacaré de quase um metro para o meio da rua. O trânsito também está caótico e oferece riscos aos motoristas e pedestres.
 
Muitas famílias que tiveram suas casas tomadas pela água, se abrigam em casas de parentes ou amigos. A prefeitura também disponibilizou prédios escolares para acolher os desabrigados..

Vocalista do Aviões do Forró vai seguir carreira solo e já grava DVD sozinha

29 /01/2016 A vocalista do Aviões do Forró, Solange Almeida, vai seguir carreira solo, de acordo com informações publicadas pelo colunista Leo Dias. “Minha carreira solo? É um sonho! Qual artista não sonha com isso? Em ser dono do seu próprio nariz? Em fazer a sua própria agenda? Estou nessa maratona frenética há 13 anos à frente do Aviões e pretendo, daqui a um tempo, cuidar da minha vida, da minha carreira. Mas com planejamento”. 
 
Ainda segundo a publicação, enquanto o projeto de cantar sozinha ainda está apenas nos planos, Sol já está tendo o gostinho de gravar um DVD solo. “Estou, sim, fazendo um DVD cantando. Esse ano sai, se Deus quiser. Estou na escolha do repertório. Algo totalmente diferente do Aviões, mas é um projeto paralelo, continuo no Aviões e os meninos sabem desse meu desejo e apoiam.”

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Após pagar mico nas redes sociais, Ivete corrige erro e dá bronca em designer


26/01/2016 Ivete Sangalo deixou claro que não ficou nada satisfeita com uma equipe de design que contratou para fazer um serviço. Acontece que nesta segunda-feira (25), a cantora acabou parabenizando a cidade de São Paulo pelo aniversário, mas utilizou uma foto da cidade norte-americana de Nova York nas redes sociais. Após perceber o equívoco, Ivete corrigiu o erro com uma nova postagem, dessa vez com imagem correta. Mas, a cantora não deixou barato a má prestação de serviço, segundo ela, de uma equipe de design e soltou os cachorros. "SAMPA! Todo meu amor , carinho e respeito por essa cidade. Parabéns São Paulo!️ Pedi a uma equipe de design, para fazer pra mim uma foto com uma frase carinhosa a essa cidade que eu amo tanto. De forma irresponsável esse profissional buscou uma foto de um outro lugar . Peço muitas desculpas .São Paulo é um lugar onde vivi e vivo momentos muito especiais", escreveu na legenda..

Músicos de Safadão ganham mal e se reclamarem, são demitidos


26/01/2016 Pois é, Wesley demitiu seu sanfoneiro simplesmente porque ele foi abrir a boca e falar quanto ganhava na banda. O sanfoneiro de muitos anos estava no camarim conversando com o músico da banda Jorge e Mateus, falando de shows e de repente o Nenem ex-sanfoneiro do Safadão disse quanto estava ganhando e que estava insatisfeito com o cachê e apesar de tudo sem descanso, muitos shows por mês e já não estava aguentando o trampo, e olha que uma sanfona dessas pesa em média 12 kgs, o cara fica horas em pé com esse peso, isso cansa. De repente a conversa chegou ao ouvido do cantor Jorge, que achou que era uma piada esse cachê que Safadão pagava aos seus músicos. Jorge então resolveu conversar com Wesley  e perguntar se ele realmente não tinha vergonha de pagar uma "mixaria" pra seus músicos, e o cabeludo ficou furioso e fez uma reunião e disse que iria demitir todos se não dissessem quem havia falado quanto ganhavam. Conclusão: O sanfoneiro foi apontado como o X9, e foi demitido da banda, mas logo o Rod Bala com pena resolveu contratar para trabalhar com a Márcia Felipe. O que mais me admira nessa vida é que Wesley tem um cachê de 500 mil e fatura tanto e não tem vergonha na cara de pagar migalhas ao seus músicos, rolds, e outros funcionários. Vamos valorizar os músicos, sei que estamos na crise, mas quem ganha 500 mil por show e faz até mais de 30 shows por mês não é tão miserável que não possa pagar um salário digno, ou até mesmo pagar em dia. Isso infelizmente tem sido a realidade de vários músicos de várias bandas que muitas das vezes tocam por amor a música  e porque realmente precisam, mas ralar desse jeito pra ganhar no máximo 2 mil por mês não dá!..

Fortaleza aparece como cidade mais violenta do Brasil e 12ª do mundo

26/01/2016 Fortaleza aparece como a cidade mais violenta do Brasil e 12ª mais violenta do mundo em um ranking internacional publicado nesta segunda-feira (25) pela ONG mexicana "Seguridad, Justicia y Paz". Em 2014, a mesma organização apontava a capital cearense como a 7ª cidade com maior índice de violência entre todas as cidades do mundo. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmou que não vai se pronunciar sobre o ranking.
Belo Horizonte, que figurava na lista do ano anterior, desta vez não apareceu. O contrário aconteceu com 3 cidades brasileiras, que estavam fora da lista de 2014, mas entraram na de 2015:  Feira de Santana (27º), Vitória da Conquista (36º) e Campos dos Goytacazes (39º). AS 30 CIDADES MAIS VIOLENTAS DO MUNDO, SEGUNDO O RANKING
1° - Caracas (Venezuela) - 119.87 homicídios/100 mil habitantes
2° - San Pedro Sula (Honduras) - 111.03
3° - San Salvador (El Salvador) - 108.54
4° - Acapulco (México) - 104.73
5° - Maturín (Venezuela) - 86.45
6° - Distrito Central (Honduras) - 73.51
7° - Valencia (Venezuela) - 72.31
8° - Palmira (Colômbia) - 70.88
9° - Cidade do Cabo (África do Sul) - 65.53
10° - Cali (Colômbia) - 64.27
11° - Ciudad Guayana (Venezuela) - 62.33
12° - Fortaleza (Brasil) - 60.77
13° - Natal (Brasil) - 60.66
14° - Salvador e região metropolitana (Brasil) - 60.63
15° - ST. Louis (Estados Unidos) - 59.23
16° - João Pessoa; conurbação (Brasil) - 58.40
17° - Culiacán (México) - 56.09
18° - Maceió (Brasil) - 55.63
19° - Baltimore (Estados Unidos) - 54.98
20° - Barquisimeto (Venezuela) - 54.96
21° - São Luís (Brasil) - 53.05
22° - Cuiabá (Brasil) - 48.52
23° - Manaus (Brasil) - 47.87
24° - Cumaná (Venezuela) - 47.77
25° - Guatemala (Guatemala) - 47.17
26° - Belém (Brasil) - 45.83
27° - Feira de Santana (Brasil) - 45.50
28° - Detroit (Estados Unidos) - 43.89
29° - Goiânia e Aparecida de Goiânia (Brasil) - 43.38
30° - Teresina (Brasil) - 42.64.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Ivete Sangalo perde três quilos para o carnaval;veja tudo sobre dieta e treino

Ivete Sangalo antes e depois de perder três quilos (Foto: Felipe Souto Maior/Brazil News)
26/01/2016 Quem é fã de Ivete Sangalo tem acompanhado as sessões diárias de malhação que a cantora tem mostrado em seu perfil no Snapchat. Todos santo dia, lá vai Veveta suar a camisa na bicicleta ergométrica e fazer sua série de agachamentos e que tais. "Ela malha de domingo a domingo", conta Joca Gonzalez, personal da baiana há três anos. "Mas Ivete treina o ano inteiro. O que mais faz diferença agora é a alimentação". Daniel Cady, marido e nutricionista de Ivete, explica qual foi a dieta que a fez secar três quilos desde então - ela pesa atualmente 72kg - e passar de 25 para 22% de gordura corporal: "A preparação de Ivetinha para o carnaval geralmente coincide com o início do verão. No início de dezembro, ela começa a ter um pouco mais de disciplina. Em relação à dieta, fica mais rigorosa com os horários das refeições e com a quantidade, que é reduzida. Ela não se permite tanto comer um doce, uma sobremesa... Evita sair da dieta, coisa que faz com frequência depois do carnaval", entrega. Nesta época, estão vetados: pão, leite, massas e arroz branco. E açúcar, claro. "Ela corta da dieta coisas das quais gosta muito", diz Cady. Porém, não há nada 100% vetado. "Ela segura legal a onda de segunda à sexta e sai do regime no sábado ou domingo. Não é um dia inteiro, ela escolhe uma refeição em um dia, ou almoço de sábado com a família ou jantar no domingo, por exemplo", conta o nutricionista. "E aumenta o consumo de frutas, raízes, ovo, frango, peixe, carne magra e saladas, com legumes e verduras à vontade. É uma dieta equilibrada e uma refeição por semana de liberdade, que mesmo assim ela faz com bastante moderação" ..

Recife é escolhido pela Azul para hub do Nordeste e ligará todas as capitais do Nordeste

Companhia dobrará número de destinos. / Foto: divulgação
26/01/2016 A Azul Linhas Aéreas Brasileiras iniciará a partir de fevereiro nova operação com voos regulares para 12 novas cidades. Assim, ao invés das atuais 24 ligações por dia haverá 32 com destino a 24 cidades, ante as 12 oferecidas atualmente. A novidade fará com que a Azul seja a única companhia a ligar todas as capitais do Nordeste. Com a novidade, os voos irão contemplar com ligações diárias e sem escalas as cidades de Brasília, Belém, João Pessoa, Petrolina e Juazeiro do Norte, além de Campina Grande que terá as operações retomadas. Haverá ainda frequências aos sábados para as cidade de São Paulo, Curitiba Goiânia, Ilhéus, Porto Seguro e Presidente Prudente. A primeira cidade que irá receber os primeiros voos do novo modelo será a capital paraibana, João Pessoa, a partir de 22 de fevereiro. Em seguida, em 15 de março, serão implementados as ligações para Brasília, Belém, Juazeiro do Norte, Petrolina, Ilhéus, Goiânia e Curitiba. Campina Grande retoma as operações no dia 29. Em abril, dia 2, é a vez de Porto Seguro e São Paulo. No dia 7 se encerram as novidades com a implantação das operações em Presidente Prudente. Segundo o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, as novas operações consolidam o Estado como um dos principais pontos turísticos do Brasil. "É um crescimento que confirma a vocação de Pernambuco em se tornar um grande centro de operações nacionais e internacionais", disse o secretário em nota divulgada à imprensa. Marcelo Bento, diretor de Planejamento e Alianças da Azul, acredita que, além de um avanço turístico para Pernambuco, a mudança significa um impulso a mais para os negócios. "As novidades permitirão que ampliemos ainda mais as operações, com condições futuras para novas bases nas regiões Norte e Nordeste", destaca. As negociações para a vinda do hub da Azul começaram em junto de 2015, em reunião entre a companhia e o governador Paulo Câmara...

Distribuição de renda. O que fazem e quanto recebem os mais ricos do Ceará?

Segundo pesquisa da ONG Oxfam, as 62 pessoas mais ricas do mundo acumulam o equivalente à renda dos 50% mais pobres
26/01/2016 Segundo pesquisa divulgada na última semana, 1% das pessoas detém riqueza equivalente a de todo o restante da população mundial somado. Os dados são da Oxfam, uma organização não-governamental britânica. No Brasil, os 10% mais ricos chegam a ganhar entre 4 e 13 vezes mais do que a média de renda dos brasileiros.


No Ceará, a proporção aumenta. O 1% mais rico ganha 15 vezes acima da média no Estado, que é de R$ 1,1 mil. Aqueles que ganham a partir de R$ 18,6 mil estão nesse patamar, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Médicos, por exemplo, estão nos 5% que possuem renda superior a R$ 8,2 mil. Esses profissionais têm piso salarial de R$ 12,9 mil, levando em conta a atualização monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Pessoas com renda superior a R$ 5,4 mil representam os 10% mais ricos. Aqueles que têm renda acima de R$ 1,5 mil são 20% das pessoas do Ceará. Nessa categoria estão inclusos os policiais militares, com piso variando de R$ 3,1 mil (caso de soldados e cabos) a R$ 10,8 mil (caso de coronéis). É possível incluir ainda os advogados. Segundo a Ordem dos Advogados dos Brasil (OAB), a orientação é de que o piso seja de R$ 2,3 mil. Também estão nessa categoria os professores, com piso de R$ 2,8 mil, segundo a Secretaria da Educação do Estado (Seduc).

Para Lauro Chaves Neto, professor da Universidade Estadual do Ceará e PhD em desenvolvimento pela Universidade de Barcelona, acontecem dois processos simultâneos. “Tanto no Brasil quanto no mundo, estamos vendo uma redução da miséria e, em contraponto, um aumento da desigualdade. 


Os pobres estão ficando menos pobres e os ricos, mais ricos”, disse. A média de renda no Brasil é apontada pelo IBGE como R$ 1,8 mil. A parcela de 1% mais rica é classificada como aqueles que ganham acima de R$ 25 mil. Os 5% mais ricos ganham aproximadamente R$ 11,8 mil. Os 10% mais ricos têm renda superior a R$ 8,1 mil...

Nepotismo: Prefeitos têm parentes como secretários em 69 cidades de PE


25/01/2016 Assumir uma prefeitura e lotear cargos com parentes. Antiga, a prática continua bem em voga no Nordeste brasileiro de hoje. Pelo menos 42% dos atuais prefeitos nordestinos nomeou algum parente como secretário municipal, mostra uma pesquisa do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O levantamento cruzou dados de 1.511 municípios do Nordeste e em 641 deles o gestor municipal havia colocado alguém da família para chefiar as secretarias de Educação, Saúde ou Assistência Social; que lidam com a maior quantidade de repasses federais. Em 15 cidades, as três pastas eram controladas por familiares do prefeito. Em Pernambuco, pelo menos 37,91% dos prefeitos tinham algum parente na prefeitura. Isso equivale a 69 das 182 prefeituras pesquisadas. "Pernambuco tem um dos menores índices. O maior número vai estar na Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Maranhão. Esse tipo de clã só consegue se organizar porque está em micro e pequenos municípios. A partir do momento em que a cidade aumenta, passar a ter outras demandas e outros atores políticos disputando o poder. Em Pernambuco, 70% dos municípios são de porte médio ou grande", afirma Vanuccio Pimentel, autor da pesquisa e coordenador do Laboratório de Políticas Públicas Municipais da Faculdade ASCES, de Caruaru. Os números, porém, podem ser ainda mais expressivos do que os mostrados na tese. O levantamento se restringe às pastas da Educação, Saúde e Assistência Social porque nas três áreas existem conselhos ou entidades nacionais que catalogam os nomes dos secretários municipais. Outras secretarias também podem estar ocupadas por parentes dos prefeitos nas cidades. Os dados utilizados no trabalho são de 2013, primeiro ano dos atuais mandatos municipais. Em um levantamento similar, a pesquisa sobre perfil dos municípios brasileiros feita pelo IBGE em 2013 aponta que existem 1305 primeiras-damas ocupando o posto de secretárias de Assistência Social no Brasil. Dessas, 459 estão no Nordeste e 34 em Pernambuco. O objetivo da pesquisa pernambucana era tentar definir o conceito de clã político: uma parentela que ocupa nacos do poder para se perpetuar no comando de municípios. Ao JC, Vanuccio alegou questão de ética na pesquisa para não divulgar o nome dos 69 prefeitos pernambucanos que teriam nomeados os próprios parentes. Hoje, a legislação impede que parentes de até terceiro grau do atual mandatário possa concorrer nas eleições seguintes (primos são permitidos) e proíbe os prefeitos de nomearem parentes para cargos comissionados que não sejam classificados como funções políticas, como são as secretarias. Apesar disso, Vanuccio não vê perspectiva de que esses clãs deixem de existir em um futuro próximo. "No final, uma família dessa, num município pobre, controla milhões por ano. E não existe atividade econômica na cidade que faça frente a esse poder", diz. CLÃS POLÍTICOS PERNAMBUCO: 37,91% dos prefeitos têm parentes na administração municipal (ou 69 das 182 prefeituras) 56 têm parente em 1 secretaria 12 têm parentes em 2 secretarias 1 tem parentes nas 3 secretarias NORDESTE: 42,42% dos prefeitos tem parentes na administração municipal (ou 641 de 1511 prefeituras) 476 têm parente em 1 secretaria 150 têm parentes em 2 secretarias 15 têm parentes nas 3 secretarias Da redação do Blog do Paulo Por Paulo Veras do Jconline...

domingo, 24 de janeiro de 2016

Entre Ceará e Pernambuco: Chuvas fazem buracos em trecho da Rodovia Asa Branca


24/01/2016 Um trecho da Rodovia Asa Branca, que liga os estados do Ceará e Pernambuco, está praticamente intransitável. São em média 15 quilômetros onde o asfalto praticamente não existe.

O topiqueiro Ancelmo Alves Barreto faz linha de Ouricuri a Juazeiro diariamente e gravou um vídeo na manhã deste sábado (23) mostrando um pouco da situação em que se encontra a rodovia.

"O trecho entre o Ibama e a divisa está um buraco só, são uns 15 quilômetros de estrada praticamente destruída. Tem mais ou menos um mês que a pista está esburacada e depois dessas chuvas a situação piorou. Antes fazia o trecho em 10 minutos, hoje não dá pra fazer em menos de meia hora", explicou Ancelmo.

Ele disse ainda que hoje presenciou um carro no acostamento com o pneu estourado. "Dá pra ver nas imagens o carro no acostamento. Ali era pneu estourado, o asfalto está se desmanchando.", reclama o topiqueiro.

Já o guincheiro Hélio Gomes, que também utiliza constantemente a rodovia disse que sempre que chove abre buraco no asfalto. "Isso acontece sempre, chegando o período de chuva aumenta a buraqueira, mas isso só acontece do lado do Ceará. O asfalto na parte do Pernambuco é resistente, aguenta só e chuva", afirmou.

A Rodovia Asa Branca foi inaugurada em meados dos anos 80 e faz parte do cancioneiro de Luiz Gonzaga, com letra do Rei do Baião e João Silva, mas parece que os representantes do povo esqueceram-se dela..

O Galo da Madrugada divulga detalhes do 39º desfile para o Carnaval 2016

24/01/2016 Este ano o Carnaval chegou mais cedo e o maior bloco da terra já está com quase tudo pronto para sair pelas ruas do centro do Recife, no sábado (6/02). O Galo da Madrugada apresenta, nesta terça-feira (19), suas alegorias, projetos de fantasia, percurso e número de trios para o desfile oficial, além das prévias e outros eventos para a folia de Momo, como o Galo ao Contrário e o Pinto da Madrugada.  
 No desfile do Sábado de Zé Pereira de 2016, o gigante do Carnaval pernambucano sairá com seis carros alegóricos (mesmo número do ano passado), sendo quatro deles temáticos emreferência a Chico Science e ao Manguebeat, homenageado nesta 39ª edição do bloco, com o tema “Galo, Frevo e Manguebeat”. As fantasias que desfilam em cima dos carros também farão alusão ao tema do Carnaval 2016. Criadas pelos carnavalescos Francisco Câmara e Anderson Gomes, as peçasapresentam elementos específicos que ajudam a compor cada alegoria. No total, serão 80fantasias distribuídas nos seis carros. No Manguebeat, caranguejos, urubus e pessoas que trabalham no mangue integram a cena. No carro Olinda, a explosão musical de Chico Science fica à mostra com caracterizações que lembram o soul, funk, rock e hip-hop.
 Na alegoria Recife, grupos de bailarinos de ciranda e pessoas representando a cena alternativa da capital pernambucana desfilam ao lado da réplica do Landau de Chico Science.O carro Maracatu Atômico homenageia duas vertentes do ritmo pernambucano, o rural e o nação, com seus caboclos de lança e a realeza respectivamente representados. O carro abre- alas traz passistas de frevo com fantasias grafitadas remetendo à cena mangue, e casais reverenciando os africanos e a Nação Zumbi, em homenagem a Zumbi dos Palmares. Os instrumentistas da alegoria Clarins e Trombetas vêm vestidos de cavaleiros medievais.  Considerado o maior bloco da Terra pelo Guinness Book, o Galo da Madrugada realiza uma festa de nove horas ininterruptas de frevo. Este ano, celebrando o homenageado, o músico Chico Science, o repertório dos artistas que se apresentarão no desfile deve explorar tambémo estilo Manguebeat, criado e propagado por Science na década de 90.
“O legado cultural e social que Chico Science nos deixou é muito rico e, sem dúvida, tornará o desfile 2016 do Galo da Madrugada um momento memorável. Nós vamos homenagear o artista e seus ideais de todas as formas, nos carros, fantasias, na música, e temos certeza que o público também irá reverenciar Chico com muita energia, contagiando e alegrando todo o percurso”, comenta Rômulo Meneses, presidente da agremiação...

Chuva obriga moradores a abandonarem casas em Campo Maior,PI

24/01/2016 A Cidade de Campo Maior, a 82 km de Teresina, registrou ontem a maior chuva do mês e em consequência disso, acumularam-se muitos transtornos para a população. Algumas regiões, moradores tiveram que deixar suas casas devido o alagamento. Equipes da Prefeitura trabalham no escoamento da água.
De acordo com o prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, de sábado para este domingo foi registrada a maior chuva do mês, cerca de 100 ml, enquanto o acumulado de janeiro soma 154 ml. “Choveu de 10 até as seis da manhã. Foi uma chuva muito forte e algumas regiões que eram mais planas acabaram sendo alagadas. Não foi um alagamento de rio e sim de chuva”, explica o prefeito.
Os bairros mais afetados foram o Cidade Nova, a Vila Papi e bairro Matadouro, que segundo o gestor, já estão sendo assistidos pela Prefeitura. “Estamos com máquinas fazendo o escoamento e, na medida do possível, vamos conseguir drenar a água em pouco tempo para que as famílias fiquem em segurança. Essa é a nossa maior preocupação”, relata.
Muitos moradores alegam que perderam eletrodomésticos e eletrônicos, bem como prejuízos com a sujeira nas residências. 
Segundo o prefeito, ainda neste domingo os moradores poderão retornar para as suas casas em segurança.,,

Reservatório de Sobradinho deve recuperar 30% do seu volume até fevereiro, diz Professor

24/01/2016 O Reservatório de Sobradinho (BA) deverá recuperar, até o próximo mês, pelo menos 30% do seu volume útil se as chuvas em Minas Gerais continuarem caindo na mesma intensidade. A estimativa feita ao Blog é do professor e meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Mário Miranda.
Segundo o especialista, até ontem (22) pela manhã já haviam entrado na barragem 1,5 mil metros cúbicos por segundo (m³/s) e sendo liberados pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) 820 m³/s. Atualmente o volume do lago, que estava praticamente zerado, já é de 3,5%.
O Professor Mário ressalta que, pelos dois principais pontos de medição das águas pluviais em Minas - as regiões de São Romão e São Francisco - as expectativas são as melhores possíveis. O quadro positivo se completa, segundo ele, porque em municípios da Bahia por onde as águas passam até chegar a Sobradinho, o volume é considerável.
"Em Bom Jesus da Lapa, estão passando 3,8 mil m³/s. Em Morpará, são 1,8 mil m³/s. Até ontem choveu também choveu 90 mm em Barra e 220 mm em Santa Rita de Cássia nos últimos dias",explicou. O volume previsto até fevereiro para entrar no reservatório, de acordo o meteorologista da Univasf, é de 5,2 mil m³/s..

LUIZ GONZAGA, SUA MAJESTADE, O REI DO BAIÃO

Luiz Gonzaga, sua majestade, o Rei do Baião
24/01/2015 LUIZ GONZAGA CONTINUA FAZENDO PARTE DA VIDA DO SERTANEJO EM SUAS CANÇÕES REPRESENTATIVAS E QUE DIZEM MUITO DO QUE É SER NORDESTINO. UMA MAJESTADE INCONTESTÁVEL.
Ninguém cantou as coisas do sertão como Luiz Gonzaga do Nascimento. Nascido na cidade de Exu, Pernambuco, Gonzaga, filho de Januário José dos Santos do Nascimento e Ana Batista de Jesus Gonzaga do Nascimento, foi um dos grandes instrumentistas da música popular brasileira e precursor do baião, ritmo musical que marcaria a região nordeste do Brasil com seus plurais simbolismos.
Luiz Gonzaga foi parceiro musical de José Dantas, também pernambucano, poeta, folclorista e compositor que criou algumas das canções mais importantes do seu repertório. Fãs do baião jamais se esquecem de Riacho do navio, O xote das meninas, A volta da Asa Branca, entre outras canções marcadas pela parceria entre Gonzaga e Dantas. Com Humberto Teixeira, o “Doutor do Baião”, Gonzaga compôs Qui nem jiló, Asa Branca e No Meu Pé de Serra.
Numa infinidade de canções gravadas, é possível notar que Luiz Gonzaga representou cada aspecto do nordeste brasileiro; desde a falta de chuva até o Rio São Francisco em sua abundância e fertilidade. Ele cantou as aves nordestinas, até mesmo acauã, famosa por seu canto agourento. Mas foi a Asa Branca, comum na maioria das regiões sertanejas, a se tornar um hino. Esta canção costuma emocionar quem conhece a realidade do sertão. O nordestino não há de ouvi-la sem se emocionar.
Gonzaga foi o artista que conseguiu juntar partes diferentes de um país chamado nordeste e transformá-las numa simbologia uniforme perfeitamente compreendida por uma gente sofrida, mas muito alegre. Ele juntou num mesmo balaio Lampião, Padre Cícero, Ceará, Bahia, Rio São Francisco, baião, tristeza e alegria. O que nasceu foi uma obra popular eclética que satisfez os ouvidos não apenas de nordestinos, mas também de sulistas.
Em março de 1972, Gonzaga volta a se apresentar no Rio de Janeiro, em show realizado no Teatro Tereza Rachel. Nessa época retorna estoura um de seus mais referidos sucessos, a canção ”Ovo de Codorna”, cuja autoria é do nordestino Severino Ramos. Gonzaga sempre foi considerado um dos grandes representantes da música popular brasileira e suas músicas foram interpretadas por grandes cantores como Elba Ramalho, Raimundo Fagner, Dominguinhos, entre outros.
A capacidade de representar o sertão, a vida do sertanejo, suas paixões, tristezas e alegrias foi o grande ofício de Luiz Gonzaga, além de cantar. O nordeste brasileiro – e, sobretudo o sertão – não poderiam ter melhor representante. Foge à juventude de hoje um reconhecimento necessário à vida e obra deste grande artista brasileiro. A casinha de barro, as paredes de reboco, o cão de terra batida, o triângulo, a zabumba e a sanfona ainda são cenário e instrumentos memoráveis aos nordestinos. E salve Luiz Gonzaga..