sábado, 31 de agosto de 2013

Lenine encerra o Caminhos do Frio cantando Jackson do Pandeiro na PB

Cantor e compositor Lenine (Foto: Beto Figueiroa/Divulgação)
O cantor e compositor pernambucano Lenine promete um repertório cheio de ritmos e um passeio pelos clássicos de Jackson do Pandeiro no encerramento da Rota Cultural Caminhos do Frio, neste sábado (31). O roteiro já passou por cinco cidades do Brejo paraibano e se encerra em Alagoa Grande.A festa deve começar por volta das 19h, no Largo do Teatro Santa Ignêz, com as apresentações da dupla local Soledade e Minervina e com a ciranda e o coco de roda de Caiana dos Crioulos. Lenine, por sua vez, deve subir ao palco às 21h. Depois, se apresentam os finalistas do Festival de Canção Popular Jackson do Pandeiro, a banda de rock Jackson Envenenado, que fará o lançamento do CD “Quanto?”, e a banda baile Rota Musical.Uma das músicas do repertório de Lenine, a “Jack Soul Brasileiro”, foi feita especialmente para o cantor e compositor nascido em Alagoa Grande, Jackson do Pandeiro, considerado um dos maiores ritmistas da história da Música Popular Brasileira.

Para este show, intitulado "Chão", além de revisitar todos os seus sucessos em 30 anos de carreira, Lenine deve cantar também alguns sucessos de Jackson, entre eles, “Sebastiana”, “Coco do Norte”, “Quadro Negro”, “Chuchu Beleza”, “Sina de Cigarra” e “Tum tum tum”.

Justiça autoriza traslado do corpo de Dominguinhos para Garanhuns

A filha de Dominguinhos, Liv Moraes, e a cantora Elba Ramalho conversam com artistas e amigos no velório do músico (Foto: Alexandre Morais / G1)Após velório na Alepe, músico foi sepultado em cemitério de
Paulista, no Grande Recife.
O Tribunal de Justiça de Pernambuco(TJPE) autorizou a transferência do corpo do cantor José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, que está enterrado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, para Garanhuns, no Agreste do estado, cidade natal do artista. A decisão é da juíza Andréa Duarte Gomes, atendendo a um pedido do filho do músico, Mauro José Silva de Moraes. A sentença saiu na quinta (29), mas foi divulgada somente nesta sexta (30). Mauro ingressou com ação na 1° Vara Cível de Paulista, no dia 2 de agosto, alegando que a remoção seria uma forma de tentar respeitar um dos últimos pedidos do pai, que expressou o desejo de ser sepultado no município onde nasceu. “É uma felicidade muito grande poder atender a um dos últimos desejos do meu pai. Estou sabendo que a prefeitura já está construindo um mausoléu em Garanhuns. Agora vamos preparar tudo pra que seja respeitada essa vontade dele”, comemorou.
A magistrada considerou "salutar" o enterro definitivo do corpo do músico em sua cidade natal. "É uma forma de tutelar o patrimônio histórico, cultural e artístico envolvidos, e fazer com que o mestre sanfoneiro seja sepultado em sua terra natal e receba as merecidas homenagens, 'retornando' ao seu local de aconchego, em alusão à música 'De volta pro meu aconchego', de sua autoria em parceria com o músico Nando Cordel", apontou a juíza, em sua decisão.
Assim, está autorizada a exumação e traslado do corpo até Garanhuns e, posteriormente, a inumação (novo sepultamento) no cemitério público da cidade. "Há que se considerar que o falecido Dominguinhos é um expoente da música e da cultura popular brasileira, tendo sido uma personalidade de extrema expressão que se perpetuou através de sua obra, deixando um verdadeiro legado, sobretudo para os nordestinos, e, mais especificamente, para o povo do Agreste e do Sertão pernambucano, sendo motivo de orgulho, honra", disse a juíza.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Morre no Recife o sanfoneiro Duda da Passira

Duda da Passira (Foto: Reprodução / TV Globo)Corpo de Duda da Passira vai ser sepultado em
Vitória.
Morreu, na noite de quinta-feira (29), o sanfoneiro Duda da Passira, 64 anos. Ele estava internado no Hospital da Restauração, no Recife, mas a unidade de saúde ainda não informou o motivo da internação e a causa da morte.
O nome de Duda da Passira era João Nunes Pereira. Natural de Passira, no Agreste dePernambuco, o instrumentista começou a carreira tocando forró pé-de-serra. Com seis discos e mais de dez CDs gravados, em 1991 ganhou o Grammy internacional na categoria música regional.
O velório vai ser realizado na Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão, cidade da Mata Sul pernambucana, onde ele vivia. O enterro está previsto para o sábado (31), no cemitério de São Sebastião, também em Vitória.

Ivete Sangalo é escolhida para ser madrinha da filha de Solange Almeida


Ivete Sangalo foi convidada por Solange Almeida, da banda Aviões do Forró, para ser madrinha da filha que a cantora está esperando. A criança vai se chamar Maria Esther e o nascimento está previsto para o mês de novembro.Segundo a coluna "Retratos da Vida", do jornal carioca "Extra" desta quinta-feira (29), Ivete vai estar presente no chá de bebê da criança, marcado para o próximo dia 19, em Salvador.
A baiana esteve recentemente nos Estados Unidos para cantar na turnê "Real Fantasia USA Tour 2013". Durante a viagem, ela trabalhou bastante, mas conseguiu curtir momentos de folga com a família. Ivete foi flagrada em um passeio com o marido, o nutricionista Daniel Cady, e com o filho, Marcelo, de 3 anos, no píer da praia de Santa Mônica, em Los Angeles.
Solange é casada desde setembro de 2012 com o empresário Wagner Miau. Ela já é mãe de Sabrina, de 17 anos, de Rafael, de 13, e de Estrela, de 6. A cantora anunciou sua quarta gestação no Facebook, em abril."Acredito que o nascimento de uma criança é sempre um momento de felicidade e celebração à vida. Sei que nossa alegria também será a alegria de todos. Então, já agradeço o carinho e a companhia de todos nessa nova etapa".

Elba Ramalho faz show intimista no Theatro Pedro II

Livio Campos / Divulgação
Filha do sertão nordestino, Elba Ramalho vem a Ribeirão Preto dar um banho de musicalidade. O show no Theatro Pedro II traz várias canções que foram sucesso ao longo de mais de 30 anos de carreira da cantora, além de quatros músicas do novo CD, “Vambora Lá Dançar”, lançado em dezembro do ano passado, entre elas, “Minha vida é te amar”, trilha da novela Flor do Caribe, da Rede Globo.
A ‘Ave de Prata’, como é conhecida a cantora, planeja um show mais intimista para o público de Ribeirão.
“Adoro teatros e adoro o Theatro Pedro II, sou atriz e minha carreira começou como atriz. Estou com uma formação semiacústica e procuro estabelecer uma intimidade com o público ao contar histórias e passagens marcantes da minha trajetória. Acabo mostrando um pouco de tudo e mesmo sendo um show mais intimista, tem forró e carnaval também”, disse Elba, por e-mail.Esta não é a primeira vez que a cantora faz show na cidade. “Me lembro de alguns clubes e do próprio Pedro II. Inclusive,  meu último espetáculo no teatro foi muito gratificante,  fiz um show beneficente para a associação que realiza um trabalho muito importante com deficientes visuais”, conta, referindo-se a Adevirp.
O novo disco já ganhou o Prêmio de Música Brasileira deste ano e Elba Ramalho ainda aguarda com expectativa uma possível indicação para o Grammy Latino. “Tive a honra de ganhar duas vezes o Grammy Latino com trabalhos anteriores. ‘Vambora lá dançar’,  é minha cara. Sou uma cantora de música popular brasileira que privilegia os ritmos nordestinos. É um disco alegre e de muita qualidade”, comenta.Elba Ramalho faz parte de uma geração que eletrificou a música nordestina, composta por Alceu Valença, Zé Ramalho, Zé Geraldo, Belchior, Fagner, Amelinha e Ednardo.
“Nós mostramos para o Brasil outra face do nordeste. Tenho orgulho de ter participado deste movimento que marcou uma época e reafirmou a nossa identidade nordestina e brasileira”,

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Exposição “O Mundo Luso-Brasileiro” apresenta cultura e história no Rio

O Arquivo Nacional inaugurou a exposição O Mundo Luso-Brasileiro, com documentos originais e reproduções, abrangendo um significativo e diversificado acervo documental da instituição que vai do século XVI ao XIX, do período da colônia à independência. Foto: Tomaz Silva/ABr
A memória da cultura luso-brasileira a partir do século 15 é objetivo da exposição O Mundo Luso-Brasileiro inaugurada em 26 de agosto no Arquivo Nacional (AN), no centro do Rio.
Para a historiadora Cláudia Heyneman, que com a colega Vivien Ishaq fez a curadoria, a exposição é a possibilidade de se contar a história do império ultramarino que, na avaliação dela, talvez seja o maior da época moderna. “Esse império tem histórias contidas que vão desde a ocupação dos holandeses, o tráfico de escravos, os viajantes, as ideias perigosas, quando se pretende romper com Portugal até os princípios da ciência”, explicou.
A exposição apresenta documentos originais e reproduções do período da Colônia à Independência do Brasil, produzidos entre o fim do século 16 e o início do século 19. Além de percorrer a expansão de Portugal pelo mundo, com a colonização de Macau, na China, e de Diu, na Índia, mostra também a determinação portuguesa no período de propagar a religião católica.
Raramente exposta ao público, o original da Constituição brasileira de 1824, outorgada por Dom Pedro I, é o destaque em um dos salões da exposição. Para que o visitante veja os detalhes da capa da primeira constituição do país, feita em veludo verde com o brasão e ornamentação banhados a ouro, os organizadores puseram um espelho em baixo do exemplar para ser melhor observada.
No juramento o imperador começa com a defesa da fé católica, enquanto a atual constituição determina o estado laico. “Não se concebia o Estado sem a Igreja Católica, era uma relação orgânica e indissolúvel”, disse a historiadora.

População brasileira passa de 200 milhões de habitantes, diz IBGE

A população brasileira ultrapassou os 200 milhões de habitantes pela primeira vez na história. Segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira, 201.188.958 pessoas viviam no País no dia 1º de julho. Em 2012, a estimativa do instituto apontava para 199.360.487, o que aponta para um crescimento de 0,91% desde o ano passado.
Se comparado ao ano de 2000, os dados do IBGE indicam que a população brasileira cresceu 16% de lá para cá. No fim do século passado, o Brasil tinha 173.407.914 habitantes.
A maior parte da população projetada em 2013 é composta por mulheres. São 101.792.986 habitantes do sexo feminino. Já os homens somam 99.595.972 habitantes.
Do total da população, a maioria absoluta está concentrada na Região Sudeste. São 84.505.128 habitantes espalhados por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em 2000, o Sudeste tinha 73.946.180 habitantes.
O Nordeste concentra uma população de 55.821.840 habitantes, de acordo com a projeção do IBGE. Antes, em 2000, eram 48.939.994 de pessoas. Na Região Sul, a estimativa é de que há 28.820.973 habitantes. No fim do século passado, em 2000, eram 25.386.218 habitantes.
São Paulo segue como o Estado mais populoso, com 43.689.883 habitantes, alta de 15,5% frente às 37.799.568 de pessoas observadas em 2000;. Minas Gerais vem logo a seguir, com 20.595.085 habitantes. O Rio de Janeiro tem população estimada em 16.371.459 habitantes.

Bienal do Rio tem 100% de aumento em venda de ingressos antecipados

O espaço Placar Literário é uma das novidades da edição da Bienal do Rio 2013. (Foto: Cristiane Cardoso / G1)
A 16ª Bienal Internacional do Livro Rio, que começa nesta quinta-feira (29) e vai até 8 de setembro, no Riocentro, na Zona Oeste da cidade, nem começou e já comemora um sucesso: o aumento de 100% nas vendas antecipadas de ingressos em relação à última edição, de 2011. Segundo Tatiana Zaccaro, diretora da Fagga, uma das organizadoras da feira, que recebeu o G1 para uma visita à feira nesta quarta-feira (28), o resultado se deve às redes sociais."A gente está com expectativas super fortes, tendo um crescimento enorme dos nossos seguidores nas redes sociais, da interatividade com as pessoas, um aumento bem considerável da venda de ingressos antecipados. Um aumento de 100% em relação à edição passada até esse momento. Então, tudo isso demonstra pra gente essa expectativa do carioca e visitante. Hoje a rede social consegue aproximar muito a gente do visitante, a gente está esperando um grande evento", declarou.
Ainda de acordo com Tatiana, a expectativa de público na feira que apresentará 950 expositores é de 600 mil pessoas. Esse número corresponde quase ao mesmo público da edição anterior. No entanto, ela ressalta que, em 2012, o evento contou com o feriado de 7 de setembro no meio do seu calendário. Para atender esse público, são 27 pontos de alimentação

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Ivete Sangalo apresenta trailer de nova animação da Disney


A 'Disney' divulgou na última quarta-feira (21) o trailer dublado da animação 'Aviões', prevista para chegar aos cinemas brasileiros no dia 13 de setembro. No filme, a cantora baiana Ivete Sangalo empresta sua voz à personagem Carolina Santos Duavião. Pintada de verde, azul e amarelo, a aeronave representa o Brasil na competição e existe apenas na versão brasileira e mexicana da animação. Carolina é uma competidora durona e competente, tendo iniciado a carreira entregando cartas e transportando remédios em vilarejos da região amazônica. Perseguida pelo charmoso mexicano 'El Chupacabra', a persistente 'aviã' está mais determinada em vencer a competição do que inclinada a retribuir a paquera.


Na versão original, a personagem se chama Rochelle e representa o Canadá. As cores e o nome da aeronave irão mudar de acordo com o país de distribuição do filme. 

terça-feira, 27 de agosto de 2013

“Vale-Cultura” é regulamentado pelo Governo Federal; veja como funciona

“Vale-Cultura” é regulamentado pelo Governo Federal; veja como funciona
Após oito meses passados da sanção da lei que criou o Programa de Cultura do Trabalhador e instituiu o 'Vale-Cultura', nesta terça-feira (27) o Governo Federal publicou um decreto que regulamentou as duas iniciativas.
O principal objetivo regulamentando o "Vale-Cultura" e o Programa de Cultura do Trabalhador é facilitar o acesso aos produtos e serviços culturais, estimulando a visitação da população a galerias, museus, teatros, cinemas, shows e a compra de livros, revistas e outros produtos artísticos no Brasil.
De acordo com o documento publicado no Diário Oficial, o benefício mensal no valor de R$ 50 será dado preferencialmente empregatício formal que recebem até cinco salários mínimos (R$ 3.390), com desconto de 2% a 10% do valor do vale na remuneração dos trabalhadores, de acordo com a sua faixa salarial.

Integração do Rio São Francisco,para solucionar a seca do Nordeste

Rock in Rio terá forró com heavy metal,juntos e misturados em 2013

Vai ter catarse no palco Sunset da sexta edição do Rock in Rio. É o que promete Zé Ramalho, um dos convidados do espaço implantado no evento de 2011 para promover uma espécie de intercâmbio musical e que, neste ano, contará com 54 atrações em encontros variados.
O cantor e compositor paraibano dividirá a cena com a banda de heavy metal Sepultura no último dia do festival, em 22 de setembro. A aproximação entre a cultura nordestina e os riffs metaleiros não é inédita.
Quando fazia a trilha do longa “Lisbela e o Prisioneiro” (2003), de Guel Arraes, o músico e produtor André Moraes propôs a união na canção “Dança das Borboletas”. A aceitação dos envolvidos foi imediata.
“A princípio a gente não conseguia ver essa junção, mas no estúdio parecia que nos conhecíamos há tempos. Foi uma química muito boa”, afirmou Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura.
Parceria com Alceu Valença registrada em seu primeiro álbum homônimo, de 1978, “Dança das Borboletas” -”o elo desse show”, segundo Kisser- será tocada ao vivo em versão heavy metal pela primeira vez no Rock in Rio.
Além dela, estão confirmadas “Jardim das Acácias”, do repertório de Ramalho, e “Ratamahatta”, do Sepultura.
Gravada no álbum “A Peleja do Diabo com o Dono do Céu”, de 1980, “Admirável Gado Novo” é prometida como momento alto do show.
Questionado se a indignação expressa na canção, entre versos como “vida de gado / povo marcado / povo feliz”, pode ser adaptada às manifestações das ruas, Zé Ramalho aponta que a roupagem roqueira fará com que ela fique “atualíssima”.

Rosa Corrêa apresenta show em homagem a Gonzaguinha, em Belém

Gonzaguinha e Gonzagão (Foto: reprodução Globo News)Gonzaguinha e o pai, Gonzagão.
(Foto: reprodução.
A cantora Rosa Corrêa apresenta nesta quinta-feira (29) um show em homenagem ao cantor Gonzaguinha, no Centro Cultural Sesc Boulevard, em Belém.
O show “Vá tratar de viver” tem direção musical do instrumentista Quiure. A banda será composta por Quiure (guitarra), Príamo Brandão (baixo), Edgar Matos (teclado), Edvaldo Cavalcante (bateria) e João Paulo (percussão).
Segundo Rosa Corrêa, o título do show faz referência a uma frase construída por Gonzaguinha para a Canção “Recado”, do LP que tem o mesmo nome, lançado em 1978. “Esta frase concentra todo o significado da obra do compositor, cujo objetivo foi lançar os desafios de desvendar o que é ilusão e o que é real, ou seja, identificar significado de estarmos aqui, nesta vida”, explicou.
Serviço
Show de Rosa Corrêa em homenagem a Gonzaguinha, nesta quinta-feira, 29, às 19h, no Sesc Boulevard, localizado na Boulevard Castilho França, 522. Informações: (91) 3224-5305 / 5654.
Entrada franca.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Maria Alcina fala sobre sua carreira e projetos nessa terça-feira

Nessa terça-feira (27) a cantora Maria Alcina vai contar mais sobre sua carreira e seus projetos em bate-papo às 18h30, na área de convivência do Sesc Thermas. A atividade, gratuita e aberta a todo o público, faz parte do projeto “De Repente 60”, que busca provocar reflexões sobre o papel de pessoas idosas na sociedade.
Vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2009 como “melhor cantora”, Alcina é natural de Cataguases (MG), mas começou sua trajetória artística no Rio de Janeiro (RJ). Seus primeiros trabalhos artísticos eram apresentações em teatros de revista, ao lado de Leila Diniz, e em casas de shows, mas ganhou projeção nacional em 1972, com a canção “Fio Maravilha”, de Jorge Ben Jor.
Eduardo Dusek, Rita Lee e João Bosco & Aldir Blanc são alguns dos nomes que já gravaram com a cantora, além do grupo de música eletrônica Bojo, com quem trabalhou no CD “Agora”, em 2003. Este último trabalho lhe rendeu uma participação na Feira de Música Popkomn, em Berlim (Alemanha), no ano de 2006.

Filhos e ex-mulher brigam pela herança de Dominguinhos,sem acordo entre eles

domignuinhos-enomoto
A briga pela herança de Dominguinhos causou um racha na família do músico que morreu em julho. Os filhos do primeiro casamento, Mauro e Madaleine, disputam com a meia irmã, Liv, e Guadalupe Mendonça, a última mulher do sanfoneiro, o direito pelo espólio do pai.
Mauro, o filho mais velho, teve que sair do apartamento do pai em São Paulo, onde estava desde que Dominguinhos foi internado, por determinação da Justiça. Guadalupe Mendonça, que tem uma procuração para cuidar dos bens do ex-marido, pediu a posse o imóvel e ganhou. O filho mais velho já entrou com um pedido para contestar esse documento.
Ainda de acordo com a ordem judicial, se Mauro ficasse no apartamento teria que pagar pela manutenção do mesmo. E ele alega não ter dinheiro para tanto.
— Tentei embargar a procuração que meu pai deu a ela. Eu achava que ela não tinha direito e a única pessoa que podia embargar isso era eu, que sou filho dele, mais velho e legítimo. Entrei na Justica pra ser o curador dele, não para meter a mão nos bens dele.
Liv, a caçula, não concorda com a atitude de Mauro e diz que o meio-irmão nunca foi presente na vida do pai.
— Pensamos em cortar gastos, botar o apto de meu pai pra alugar, não tinha condições de ficar pagando mais e mais coisas. Aí ele foi e processou meu pai, entrou com ação de interdição para gerir o patrimônio dele, coisa que ele nunca fez, ele nunca esteve presente para gerir nada.O advogado de Mauro explica que agora, com a morte de Dominguinhos, a procuração de Guadalupe não tem mais valor.
— Ela tinha procuracao pra adminsitrar alguns bens, mas naturalmente, com a morte do outorgante, essa procuração foi extinta, não produz nenhum efeito.

Rotina na segunda-feira não desanima público no final da festa

Fim de show no festival de inverno (Foto: Lays Macedo/ G1)Público manteve animação até fim da festa
Enquanto Munhoz e Mariano fazem a última apresentação do Festival de Inverno em Vitória da Conquista, o público deixa de lado a rotina prevista para o início da semana e mantém a animação na madrugada desta segunda-feira (26). “Tenho estágio às 7h30, mas hoje está sendo o melhor dia do Festival, não consigo ir embora!”, revelou a estudante Áurea Oliveira, que curte o show da dupla sertaneja.
Há ainda quem adie os compromissos da semana para não ir embora antes do fim da festa. “Vou precisar dar uma bela falta na faculdade!”, brinca Samara de Carvalho.
Além do palco principal, o público lota a Tenda Eletrônica e o Barracão do Forró. “A gente só sai daqui quando acabar tudo!”, afirma o ator Bruno Ribeiro, enquanto aproveita com os amigos a apresentação do Dj Trindade, apresentação de encerramento da Tenda. As amigas Ana Luiza e Fernanda Santiago também aproveitam o restinho de Festival ao som da música eletrônica. “Viemos de Porto Seguro especialmente para o show do Rappa. O Festival tá muito bom!”, vibra Fernanda.
“Eu trabalhei durante os três dias do Festival, agora, que fui liberado, quero curtir o finalzinho dessa festa linda!”, confessa o modelo Israel Júnior, que é de Feira de Santana.

domingo, 25 de agosto de 2013

Exposição fotográfica ressalta belezas do interior paraibano

Exposição fotográfica ressalta belezas do interior paraibano
 Fica em cartaz até 24 de outubro no hall da Estação das Artes, no Altiplano, a exposição “Sertão Vive”, da fotógrafa Renata Cavalcante Azevedo. São 40 imagens de oito cidadezinhas do interior paraibano que retratam os costumes, a religiosidade e a riqueza das nossas paisagens sertanejas. A visitação é gratuita. Capturadas em uma região árida, as cenas parecem congeladas no tempo, como que não datadas, imunes àevolução do tempo. Renata, de 26 anos, estuda Engenharia Ambiental na Universidade Federal da Paraíba e foi monitora da Estação Cabo Branco de 2010 a 2012. “Apesar de não ter raízes sertanejas (sou do Brejo), fui movida pela curiosidade em desbravar o jeito, o cotidiano e a vida nessas cidades”, lembra. Ao todo, ela passou por oito municípios, incluindo Sousa, São Mamede, São Francisco e Santa Luzia. “Como posso dizer que sou nordestina sem conhecer a maior parte dele, o Sertão?”. Foi esta pergunta que a estimulou a fazer a primeira viagem. Foram sete, em três anos, “registrando momentos incríveis, tanto do seu lado cotidiano, pacato, quanto o selvagem e natural característicos da Caatinga”. Para ela, ficou a impressão viva da luta diária pela sobrevivência.

“O Sertão esconde sua enorme beleza por baixo da fachada da secura e falta de vida. Nele encontrei pessoas maravilhosas, aves de todas as cores e tamanhos, plantas sobrevivendo há mais de ano sem chuva, sítios arqueológicos escondidos em suas serras e leitos secos de rios”, relata. Segundo a amiga, estudante de Letras, Laís Cavalcanti, é por meio deste trabalho que a estudante transcende para um mundo que vai do autêntico e apreciável ao mais frágil e doloroso.“Ela se diverte viajando em seu mundo de Sofia, desvendando um crítico e se encantando com os desafios em foco. É impossível não associar sua obra à música de Luiz Gonzaga”, elogia. Serviço: Exposição “Sertão Vive” Em cartaz até 24 de outubro Local: hall da Estação das Artes Entrada gratuita

Filme desnuda alma do enigmático Ney Matogrosso

Olho nu encantou o público que lotou a sala de exibição da Casa da Cultura, em Paraty. Foto: Divulgação/ Mimo

Com a presença do seu protagonista, o filme Olho nu encantou o público que lotou a sala de exibição da Casa da Cultura, em Paraty (RJ), na noite deste sábado (24). Dirigido por Joel Pizzini e como o título sugere, o documentário mostra o cantor Ney Matogrosso de alma desnuda, sem pudor em mostrar ao mundo detalhes de sua vida e do seu processo criativo.

Editado a partir de mais de 300 horas de fitas gravadas, pertencentes ao próprio Ney, Olho nu é obra biográfica riquíssima por diversos aspectos. 

Histórico - por permitir a quem o assiste entender os nexos que ligam acontecimentos marcantes do Brasil (construção de Brasília, ditadura militar, Diretas Já) à vida de Ney Matogrosso. Até mesmo a proliferação da aids é tratada no filme. Com narração apoiada em cenas de encontros e festas com pessoas do seu círculo de amizade, o cantor relata que, naqueles tempos, a morte o atormentava. Ele chegou a ir a três enterros de amigos numa mesma semana e até manifesta espanto por não também não ter partido na mesma época.

Psicológico, humano e emocional - por expor ao mundo componentes simbólicos das dimensões consciente e inconsciente de uma personalidade enigmática e encantadora. No filme, Ney Matogrosso trata da relação com sua mãe e seu pai, um militar que não queria ver o filho se tornar artista. Em outro momento, o pai aparece em uma rara entrevista, concedida justamente durante espetáculo de Ney, aprovando o trabalho do filho.

Artística - é interessante a maneira como Pizzini montou cenas nas quais o Ney atual dialoga e mesmo discorda de comportamentos e depoimentos do Ney do passado. O artista comenta que não é dado a improvisos, revela que ensaia bastante antes de sair em turnê e demonstra ser um apaixonado pelas possibilidades criativas do teatro.

Lenine comemora 30 anos de carreira: “Sou raiz, mas também sou antena”

Recifense-carioca, Lenine não gosta de rótulos e define o que faz apenas como música. Sem perder raízes pernambucanas, compositor, cantor e produtor afirma que a música o levou a conhecer o mundo.
Fincado no Chão – título do décimo e mais recente disco de Lenine – e ao mesmo tempo por aí, atravessando A ponte – nome do projeto com o maestro holandês Martin Fondse e orquestra – o músico comemora em 2013 o trigésimo ano de sua carreira sem demonstrar muito saudosismo, mas bem satisfeito.
"Não sou de olhar para trás, mas desta vez, eu olhei e gostei do que vi", disse durante sua passagem pela cidade alemã de Frankfurt do Meno, onde se apresentou neste sábado (24/08). Lenine concedeu entrevista à DW Brasil entre as guitarras e violões de uma das lojas musicais mais antigas da cidade, em funcionamento desde 1904. No local onde Elvis Presley, John Lennon e Rolling Stones já compraram instrumentos, ele falou sobre sua vida e carreira.Osvaldo Lenine Macedo Pimentel deve seu nome a uma homenagem do pai socialista ao líder soviético Vladimir Lênin. No início de sua história está o gosto pelo rock e uma faculdade de Engenharia Química, interrompida aos 20 anos para viver o sonho de ser músico. Foi quando Lenine se mudou para onde a cena da música popular brasileira borbulhava: o Rio de Janeiro.A discografia de Lenine inclui até agora dez álbuns, e começou em 1983 com Baque solto, LP em parceria com Lula Queiroga. Dez anos depois, o lançamento do segundo disco Olho de peixe – considerado por Lenine o mais importante de sua carreira – foi a ponte para a carreira internacional.

Rita Lee paga indenização a três policiais militares de Sergipe

Rita Lee disse que ama os sergipanos e que espera voltar ao estado para fazer shows (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
A cantora Rita Lee efetuou o depósito correspondente ao valor das indenizações de três processos que militares sergipanos ajuizaram contra ela por danos morais causados pela artista durante um show ocorrido no Verão Sergipe, em janeiro de 2012, na Barra dos Coqueiros. Na ocasião, a roqueira interrompeu o show para reclamar da ação dos policiais que revistavam o público em busca de drogas. A cantora utilizou palavras de baixo calão para ofender os militares por entender eles estavam sendo agressivos.O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou no último dia 30 de julho recursos apresentados pela cantora Rita Lee contra decisões que a condenaram a pagar indenizações aos policiais de Sergipe por danos morais. Em abril, ela foi condenada pela Turma Recursal do TJ-SE a pagar R$ 5 mil para cada um dos sete policiais militares que trabalhavam durante o show.

A defesa de Rita Lee apresentou recursos ao TJ contra a condenação, que foram negados. Então, ela recorreu ao Supremo. Os pedidos da cantora não chegaram a ser analisados por nenhum ministro, mas foram recusados administrativamente pela Secretaria Judiciária do tribunal por ausência de "repercussão geral", quando o caso se repete e decisão do STF deve ser seguida pelas demais instâncias.

Além dos sete processos em que a cantora já foi condenada, há ainda mais 25 ações contra Rita Lee e que ainda não foram julgadas no TJ de Sergipe. A análise das ações estava parada à espera de uma decisão do STF, como os recursos não foram analisados, os processos serão retomados, segundo o advogado Plínio Karlo, que defende os policiais.

sábado, 24 de agosto de 2013

Aviões do Forró se prepara para comemorar 10 anos,neste dia 30


A maior e melhor banda de forró da atualidade, Aviões do Forró, vai comemorar em Maceió seus 10 anos de estrada, onde jamais poderia deixar de festejar a trajetória cultural sem um mega show em Alagoas. Por ser bem recebida no Estado a CDR Entretenimento e A3 Entretenimento decidiram trazer o fenômeno do forró mais uma vez à cidade turística, justamente com o intuito celebrar o brilhante caminho artístico junto ao fascinante público festa de aniversário será no dia 30 de Agosto, na casa de show Musique no bairro Stella Maris, que oferecerá uma estrutura de luxo para todo o público. Com garantia de um show totalmente diferente, por contar com uma super estrutura jamais vista em Alagoas, o evento terá o que há de melhor em som e iluminação, fazendo com que entre mais uma vez para história de Alagoas, como um dos maiores e melhores eventos realizados dentro do território. O episódio também contará com participações de grandes convidados como Forró do Muído e Galã, sem esquecer de oferecer ao público uma mega produção montada exclusivamente pelasprodutoras CDR Entretenimento & A3 Entretenimento, referências na organização de grandes ocorrências em todo Brasil.

História em quadrinhos produzida no Ceará é lançada neste sábado

Revista de super-herói é produzida no Ceará (Foto: Divulgação)Revista de super-herói é produzida no Ceará (Foto: Divulgação)
A nova edição da revista Comando 5 será lançada neste sábado (24), na Gibiteca deFortaleza, localizada na Avenida da Universidade, 2.572, no Bairro Benfica. Essa é a 4ª edição da revista, que já conta com versão infantil. Os super-heróis foram criados e produzidos no Ceará e querem conquistar o mundo dos quadrinhos. A intenção do grupo que faz a revista é oferecer aos fãs de quadrinhos histórias de aventura em uma linguagem mais próxima dos brasileiros, embora tenham um padrão de desenho e acabamento internacional.
O Comando 5 é uma criação do desenhista e quadrinista carioca radicado no CearáAllan Goldman, que já assinou edições de revistas como Superman, Fantasma, Batman, Wonder Woman e Justice League. Allan Goldman conta com uma equipe formada por Luis Carlos Souza, Maxwell Duarte, Robson Albuquerque e outros artistas para dar vida aos personagens. Os personagens da Comando 5 são Alfa Negro, Táqui, Yeti, Pilha e Oculto, que seguem o estilo de desenho das HQs americanas, mas com referências bem brasileiras.
Durante o lançamento da edição, os desenhistas irão conversar com os fãs de HQs, autografar exemplares e antecipar informações das próximas edições. O lançamento começa às 14 horas e tem acesso gratuito.

Carnaval/PE: frevo, maracatu e bonecos gigantes em Nova York

Bonecos gigantes durante Brazilian Day 2012. Foto: Embaixada dos bonecos gigantes
O frevo, o maracatu e o toque dos caboclinhos, junto com os bonecos gigantes de Olinda, vão tomar conta das ruas de Nova York nos próximos dias 29 de agosto e 1º de setembro. Os eventos fazem parte da Semana de Pernambuco em Nova York promovida pela Secretaria de Turismo de Pernambuco.
A programação terá início com o desfile dos bonecos gigantes de Luiz Gonzaga, Pelé, Michael Jackson e Serginho Groisman, que farão um grande Carnaval em Seaport, área de lazer à beira do Rio Hudson. No dia 31, a comitiva promove a Lavagem da Rua 46, e no dia 1º de setembro, a festa se integra à programação do Brazilian Day, com um cortejo até o palco do evento, na Little Brazil.
"Aproveitando a recuperação econômica americana e a ampliação da oferta de voos entre Pernambuco e os Estados Unidos, decidimos fortalecer nossa imagem no país para ampliar o número de turistas norte-americanos que visitam nosso estado", explica o secretário pernambucano de Turismo, Alberto Feitosa.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Inicia obra de mausoléu para receber restos mortais de Dominguinhos

Dominguinhos (Foto: Thomás Alves/Da TV Asa Branca)
O dia 12 de fevereiro de 2014 é a sugestão de Liv Moraes para o traslado dos restos mortais de Dominguinhos. A informação é do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), que conversou com a filha do artista. Nesta data, o mestre sanfoneiro completaria 73 anos.
Porém, a prefeitura já começou a construção de mausoléu e pretende encurtar o prazo para o translado de Paulista, na Região Metropolitana de Recife, para a Cidade das Flores, no Agreste de Pernambuco. “O município fica à disposição para todo o trabalho com autorização da Anvisa e do IML e com despesas para o ataúde especial”, O prazo reduzido é defendido por Mauro José Silva de Moraes, filho mais velho deDominguinhos, do primeiro casamento. Pouco depois do enterro, ele entrou com ação judicial para o translado do corpo – isto, para ele, foi o que motivou a irmã para aceitar o traslado. “Quando o mausoléu estiver pronto, já queremos trazer o meu pai para Garanhuns, queremos realizar o desejo dele. O mais breve possível”, diz.
O artista
Dominguinhos nasceu em Garanhuns, no ano de 1941, e foi batizado com o nome José Domingos de Moraes. Somente aos oito anos recebeu o apelido, dado por Luiz Gonzaga, que se tornou o padrinho musical dele. Durante a carreira, o filho da Cidade das Flores gravou cerca de 40 discos, compôs – sozinho ou com parceiros – mais de 210 canções e dezenas marcaram a Música Popular Brasileira.

Saiba por onde anda Lairton dos Teclados, autor de Morango do Nordeste

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Festival de Violeiros do Norte e Nordeste começa nesta sexta-feira

Começa nesta sexta-feira (23), em Teresina, a 40ª edição do Festival de Violeiros do Norte e Nordeste. O evento, considerado o maior espetáculo de repente do mundo, reúne cerca de 200 violeiros de todo o Brasil e segue até o próximo domingo.
Este ano, um dos destaques é o lançamento de um livro de pesquisa sobre Domingos Fonseca. Piauiense de Miguel Alves, Domingos é considerado pela crítica especializada como o maior repentista de todos os tempos e comemora seu centenário em 2013. Foi o pioneiro da fundação da Associação dos Cantadores do Nordeste. Viajou pelo Brasil fazendo campanha em favor da valorização da profissão do violeiro, principalmente nos estados do Nordeste e em São Paulo.
Outra atração que merece destaque é a cordelista Mariana Teles, que visita Teresina pela primeira vez. A artista é pernambucana e uma das mais celebradas no gênero em todo o país. No dia 24, na Casa do Cantador, será instalada a placa da saudade em homenagem póstuma aos violeiros: Canário do Sertão, Cícero Alves, e Adroaldo Vieira, falecidos no corrente ano.
A competição consiste nas apresentações das duplas, com novatos e veteranos. Essa, aliás, é uma característica do evento em Teresina, que dá oportunidade para todos se apresentarem. O Festival de Violeiros do Norte e Nordeste é uma iniciativa da Casa do Cantador, através do seu presidente Pedro Mendes Ribeiro.

Cais do Sertão terá arquitetura inovadora,no novo meseu do Rei do Baião

A equipe de Arquitetura e Engenharia, responsável pela projeto do museu do Cais do Sertão apresenta nesta terça-feira detalhes do projeto arquitetônico, os diferenciais técnicos da obra e o atual estágio da intervenção. A inauguração está prevista para o próximo dia 13 de dezembro.

O encontro acontece esta tarde, no Armazém 10, ao lado da Central de Artesanato, com a presença de representantes da Brasil Arquitetura, Consórcio Gusmão Planejamento e Obras & Concrepoxi Engenharia e do Porto do Recife. O museu multimídia é uma homenagem ao Luiz Gonzaga.

O pesquisador Paulo Vanderley - que tem um dos maiores acervos sobre Luiz Gonzaga do país - está envolvido na consultoria de conteúdo do museu, identificando pessoas em fotos, auxiliando no mapeamento de lugares por onde Gonzaga passou. A galeria, que terá parceria com o Porto Digital, irá inaugurar um novo conceito, o de museu digital, inédito na América Latina.O novo museu e centro cultural do Recife, localizado à beira-mar, na região do porto, presta uma bela homenagem a um dos maiores ícones da cultura brasileira: Luiz Gonzaga. O grande acervo do Rei do Baião é instalado para mostrar aos visitantes a obra marcante do artista, conhecida em todo o país.
Projetado pelo escritório Brasil Arquitetura, com um intenso trabalho de pesquisa e colaboração de curadores, o Cais do Sertão Luiz Gonzaga traz a essência da rica cultura sertaneja e o mundo do sertão nordestino, sem abrir mão de modernos recursos tecnológicos e interatividade.
O museu tem, aproximadamente, sete mil metros quadrados e revela os principais eixos temáticos da museografia, além de oferecer acessibilidade universal a todos os espaços.

Tragédia no Centro de Lançamento de Alcântara-MA completa 10 anos

Eram 13h26 do dia 22 de agosto de 2003, em Alcântara, no Maranhão. Nesse dia, um incêndio mudou de forma drástica os rumos do Programa Espacial Brasileira, com um saldo de 21 técnicos do Comando Técnico Aeroespacial mortos e uma longa pausa nas atividades aeroespaciais de grande porte desenvolvidas pelo país. Naquela tarde de 2003, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), os profissionais trabalhavam dentro da Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de lançamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS), da qual o foguete deveria fazer seu primeiro voo marcado para três dias depois da tragédia. A atividade representaria uma tentativa do país de qualificar um lançador de grande porte capaz de colocar satélites em órbitas geoestacionárias.
Dez anos depois da tragédia, o Brasil se prepara para retomar as atividades com o VLS, a partir do ano que vem. A previsão é que em 2014 aconteçam dois lançamentos do veículo. O voo completo deve ser realizado em 2015. Depois desse processo, o foguete seria considerado qualificado para outras atividades, inclusive, lançamentos comerciais. Paralelamente às atividades do VLS, o Brasil já planeja a evolução do foguete, com desenvolvimento de novos modelos.
Calendário - De acordo com o cronograma do Programa Nacional de Atividades Espaciais, divulgado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), as atividades de grande porte serão retomadas definitivamente a partir do ano que vem, não só com o VLS, mas com a preparação de outros foguetes.
Em 2015, acontecerá o voo completo, que deve levar a bordo uma carga útil (experimentos científicos a serem testados no espaço). Em 2016 e 2017, se todas as atividades programadas forem bem-sucedidas, o foguete receberá a qualificação, o que dará ao Programa Espacial Brasileiro o aval para a fabricação da sequência da família do VLS, com os modelos VLS Alfa e Beta.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Banda Sinfônica lembra mestres de vários gêneros em concerto no Recife

Banda Sinfônica tocará Pinxiguinha. (Foto: Divulgação)
O sexto concerto oficial da temporada 2013 da Banda Sinfônica da Cidade do Recife vai  apresentar mestres de vários gêneros nesta quarta (21), no Teatro de Santa Isabel, Centro da capital. Villa-Lobos, John Williams, Pixinguinha e Benny Goodman estão no repertório da apresentação, marcada para as 20h. A entrada é gratuita.

Uma das mais populares obras do maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, "Ária das Bachianas Brasileiras nº 5", foi escolhida para o concerto, que tem regência do Maestro Nenéu Liberalquino. A trilha sonora do filme "Indiana Jones", de John Williams, e uma coletânea de chorinhos de Pixinguinha também foram selecionados, assim como parcerias dele com Benedito Lacerda ("Vou Vivendo", "Ingênuo" e "Segura Ele") e Vinícius de Moraes ("Lamentos").

O concerto prestará também uma homenagem ao músico de jazz norte-americano Benny Goodman, com a execução do medley "O Rei do Swing", de vários autores. Ainda estão no repertório as composições "Chester Overture", de William Schuman; "Malagueña", de Ernesto Lecuona; e "Gabriel's Oboe", de Ennio Morricone. Esta última terá solo de corne-inglês do músico da Banda Sinfônica George André.

Idosa amarra filha com doença mental para evitar acidentes em Montes Claros,MG

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Maceió sedia I Torneio Nordeste de Ginástica Rítmica

Maceió sedia I Torneio Nordeste de Ginástica Rítmica
Maceió sedia I Torneio Nordeste de Ginástica Rítmica
A partir desta quinta-feira (22) até domingo (25), Maceió sediará o I Torneio Nordeste de Ginástica Rítmica, que servirá de seletivas para a etapa nacional da competição, que acontece em novembro, no Rio Grande do Sul. O evento terá como palco o ginásio do SESI no Trapiche da Barra, com entrada franca e, contará com a participação de 249 ginastas de oito estados nordestinos.
O torneio é realizado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBR) e Federação Alagoana de Ginasta (Fagin), em parceria com o governo de Alagoas e SESI/AL. Cerca de 140 ginastas e técnicos de outros estados ficarão hospedados na Casa do Atleta Ministro Aldo Rebelo, no Estádio Rei Pelé.
A presidente da Fagin, professora Jouse Alves informou que participarão desse torneio boas equipes, principalmente da Bahia, Sergipe e Ceará. “Acredito também que, no conjunto, as meninas de Alagoas também farão boas apresentações e com certeza mostrarão potencial para garantir vaga no torneio Nacional”, comentou a presidente, ressaltando que essa competição regional é uma oportunidade para promover intercâmbio entre as ginastas e de incentivo ao esporte.

Pelo segundo fim de semana consecutivo, “Cine Holliúdy” tem a maior média de público por sala do País

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Festival nesta sexta-feira comemora o Dia Nacional do Folclore em Itajaí

Festival nesta sexta-feira comemora o Dia Nacional do Folclore em Itajaí Divulgação/Jonnes David - Prefeitura de Itajaí

Para comemorar o Dia Nacional do Folclore, celebrado na quinta-feira, o Museu Etno-Arqueológico de Itajaí promove na sexta o 3º Festival de Folclore. O evento reúne alunos das redes pública e privada e grupos folclóricos em um dia inteiro de apresentações e confraternização. Para a comunidade, é uma mostra do folclore de Itajaí e região. 

São esperadas diversas escolas e muitos grupos folclóricos de Itajaí, como o Grupo Tradição do Folclore do Limoeiro, Grupo Cantores da Paz, Grupo de Dança Eduxi e o Grupo Cantando por aí. Além disso, escolas se apresentarão com grupos de dança, de boi de mamão e capoeira. 

O objetivo do festival é preservar as atividades folclóricas e a memória das pessoas, suas origens para as próximas gerações. 

Cacá Diegues será o diretor de filme sobre a vida de Hebe Camargo

Cacá Diegues Festival de Cinema de Gramado (Foto: Cleiton Thiele/PressPhoto Divulgação)Cacá Diegues acompanha o Festival de
Gramado.
Com um filme quase pronto para ser filmado, Cacá Diegues já tem definido qual será o seu próximo projeto. Segundo o diretor, será uma cinebiografia sobre a cantora e apresentadora de televisão Hebe Camargo, que morreu em setembro de 2012 aos 83 anos de idade.   
“Fui convidado para fazer esse filme e topei porque a Hebe é uma pessoa que eu admiro muito. Ela era uma mensageira da alegria, e a gente está precisando muito disso nos dias de hoje”, disse o diretor  durante o Festival de Cinema de Gramado, na serra gaúcha. 
O projeto, no entanto, ainda está em fase inicial e não tem previsão de datas para início das filmagens nem qual atriz será escalada para interpretar o papel de Hebe. Atualmente, o diretor está envolvido em outra produção, “O Grande Circo Místico”, que deve ser rodado no início de 2014.
“Esse filme sobre a Hebe eu só vou fazer no fim do ano que vem. Antes, vou fazer "O Grande Circo Místico”. Ainda não tenho ainda roteiro, não tenho atores, não tenho nada, só a aprovação da família dela, que me convidou para fazer o filme”, acrescentou Cacá.
Baseado em um poema do livro “A Túnica Inconsútil”, de Jorge de Lima, o “Grande Circo Místico” terá o ator baiano Lázaro Ramos como protagonista. O longa-metragem, que conta a história de amor entre um aristocrata e uma acrobata, será feito em Minas Gerais. As filmagens estão previstas para ocorrer no início de 2014, conforme o diretor.

"Duetos" de Marina Elali mostra a música de Luiz Gonzaga e Zé Dantas

cantora Marina Elali lança o CD e DVD Marina Elali Duetos, pela Som Livre. O projeto é uma homenagem a dois pernambucanos ilustres: Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, e  Zé Dantas, avô materno da artista e compositor parceiro de Luiz Gonzaga. O show, realizado em 2012 em Recife e que originou a gravação do trabalho, contou com a participação de grandes nomes da música brasileira, de diferentes estilos, além de colocar os dois homenageados no palco através de imagens no telão. Em coro, o público presente cantava clássicos da música nordestina, que receberam interpretação inovadora, arranjos modernos, pop, dançantes e surpreendentes.
O DVD é composto por 18 faixas – no CD são 17 – e quase todas as músicas contam com participações especiais. Zezé Di Camargo & Luciano emprestaram suas vozes para regravar “A volta da Asa Branca”. Já Ivete Sangalo canta com  Marina “São João no Arraiá” e com Elba Ramalho a anfitriã regravou “Riacho do Navio”. O trio feminino ainda canta o sucesso “O Xote das Meninas”.
O álbum conta ainda com versões modernas de “Vem Morena”, canção que abre o show, “ABC do Sertão”, com Geraldo Azevedo, “A dança da moda”, em parceria com Gilberto Gil, “Sabiá”, com Tânia Mara, “Siri jogando bola”, ao lado do Aviões do Forró, e “Noites brasileiras”, com Daniel Gonzaga, neto de Gonzagão e filho de Gonzaguinha.

domingo, 18 de agosto de 2013

Pernambucano 'Tatuagem' é eleito o melhor filme no Festival de Gramado

Filme Tatuagem ganha o Kikito de melhor longa metragem em Gramado (Foto: Edison Vara/PressPhoto)
O Festival de Cinema de Gramado premiou a história de um romance homossexual. O pernambucano “Tatuagem”, dirigido por Hilton Lacerda, levou o Kikito de melhor filme da edição 2013 do festival, em cerimônia de premiação realizada na noite deste sábado (18), no Palácio dos Festivais. O longa também rendeu a Irandhir Santos o prêmio de melhor ator.
Ambientado no ano de 1978, o filme retrata um cabaré de Recife, onde a contestação ao regime militar vigente é feito por meio do deboche e da anarquia. Nesse ambiente, Clécio, o líder de um grupo teatral interpretado por Irandhir, tem um relacionamento com Paulete (Rodrigo Garcia) até que se apaixona pelo jovem soldado Fininha (JSegundo o diretor, o tema central de "Tatuagem" é o afeto, o amor e a amizade. “Estou muito feliz. Queria agradecer a essa equipe incrível que trabalhou no filme. Cinema se faz com amizade e muito amor. E eu só sei fazer cinema com essas pessoas. O nosso filme é uma homenagem à liberdade e à amizade. Queria dedica-lo à possibilidade de abrirmos outros olhares”, discursou Hilton, roteirista de filmes como "Amarelo Manga" e "A Febre do Rato", que dirigiu seu primeiro longa-metragem de ficção.

O prêmio de melhor de direção foi para uma dupla de jovens realizadores de São Paulo, Andradina Azevedo e Dida Andrade, por "A Bruta Flor do Querer", o primeiro longa-metragem fruto de uma parceria iniciada em 2007. "É incrível ganhar esse prêmio com tanta fera concorrendo. A gente sempre ganha menção honrosa, mas hoje deu", comemorou Dida.

Já esperado, o Kikito de melhor atriz foi para Leandra Leal, por sua interpretação de uma mulher grávida que perde o marido assassinado em "Éden", de Bruno Safadi. No discurso de agradecimento.