domingo, 31 de março de 2013

Mostra de música valoriza ritmos da cultura paraense


Amam Associação Musical Antonio Malato Ponta de Pedras Pará (Foto: Divulgação)Amam é formada por 80 jovens: Blog Sertão9
O Theatro da Paz recebe neste domingo (31) a primeira edição da mostra de música “O Toque Paraense das Bandas”. A primeira banda a se apresentar será a Associação Musical Antonio Malato (Amam), do município de Ponta de Pedras, na região nordeste do Pará. O show será às 11h, com entrada franca.
O festival de música conta com a participação de seis bandas, que se apresentam em datas específicas em uma programação que segue até o mês de outubro. O objetivo da mostra é valorizar e, assim, estimular a produção da música paraense.
Fundada por Antonio Malato em maio de 1981, a Amam é precursora do Clube Musical Circulista do Município de Ponta de Pedras. Em 31 anos, a banda sempre primou por sua responsabilidade social e integra o Projeto de Interiorização da Fundação Carlos Gomes há 16 anos.
A banda, formada por 80 jovens, possui Núcleos de Musicalização em seis comunidades (quilombolas, ribeirinhas e de tradição indígena) em Ponta de Pedras, onde são atendidos 500 alunos.
"O Toque Paraense das Bandas"
Nesta primeira edição, o público terá oportunidade de conhecer e apreciar também as bandas de músicas dos municípios de Bragança, Vigia, Paragominas, São Caetano de Odivelas e Barcarena.

O projeto foi criado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e será apresentado no Theatro da Paz, sempre no último domingo dos meses de março, abril, maio, junho, outubro e novembro, sempre às 11h, com entrada gratuita.

sábado, 30 de março de 2013

Limoeiro do Norte no Cerrá exibe acervo em homenagem ao Rei do Baião


Limoeiro do Norte. Pela primeira vez o acervo pessoal do Rei do Baião chega à terra de Dom Aureliano Matos. Em homenagem aos festejos do centenário de Luiz Gonzaga, este município irá realizar, de 1 a 6 de abril, uma exposição com mais de 200 itens do seu museu, localizado na cidade de Exu, em Pernambuco. Uma feira de artesanato e muito forró pé de serra também fazem parte da programação. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com a parceria de empresas locais.

Considerado o maior ícone da cultura popular nordestina, "Gonzagão" tem muitas fotos que relembram sua carreira artística FOTO: VIVIANE PINHEIRO

A exposição das peças do museu de Luiz Gonzaga ficará exposta no salão do Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), durante todos os dias da semana, a partir das 9h da manhã e até às 18h30min. A exposição irá reunir 240 peças que fazem parte do museu de Luiz Gonzaga na cidade de Exú, em Pernambuco, cidade natal de Luiz Gonzaga.

As peças também viajam por várias cidades do País, levando um pouco da história do "Rei do Baião". Quem passar pelo local poderá ver de perto roupas, discos, fotos, objetos pessoais do maior ícone da cultura popular nordestina. A amostra é gratuita e aberta a todos os públicos.

A partir das 9h30 da manhã e às 15h, também todos os dias, acontecerão palestras destinadas aos alunos das escolas municipais, sobre o legado da música de Luiz Gonzaga, em várias áreas, desde a política, ecologia e cultura, entre outros eixos.

A atividade será ministrada pelo curador da exposição, Reginaldo Silva. As palestras serão ministradas no auditório do NIT, com exibição de filmes do acervo de Luiz Gonzaga. Todas as escolas públicas participarão do evento em horários organizados pela Secretaria de Educação do município. Durante as noites, na Praça da Matriz, ao lado do NIT, haverá feira de artesanato, com a participação dos artesãos locais. A Associação Zé Pequeno de Artesanato (AZPN) terá espaço para mostrar o trabalho que vem realizando junto aos pequenos artesãos de diversas localidades do município.

O intuito é aproximar a cultura local, representada pelos artistas do município, do público visitante. À noite também haverá muito forró pé de serra, para animar as pessoas presentes.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo do município, Rogério Pinheiro, é estimado um público de 2 mil pessoas por dia, durante os seis dias de amostra. "Serão dois ambientes, organizados para receber visitantes não só do município, mas de cidades vizinhas, como já foram agendadas caravanas de Quixadá, Baraúnas (Rio Grande do Norte), escolas públicas de Quixeré e várias cidades do Vale do Jaguaribe que confirmaram presença", afirma ele. Para isso, foi feita divulgação nas cidades vizinhas com panfleto, em rádios, banners, outdoors, mala direta e redes sociais.

quinta-feira, 28 de março de 2013

'Dominguinhos já abre os olhos e a boca', afirma Guadalupe, mulher do sanfoneiro


Dominguinhos está cada dia melhor, é o que diz a mulher do sanfoneiro, Guadalupe, em conversa com o Sertão9 nesta quinta-feira (28), para a alegria dos fãs. Ela ainda afirma que o cantor já abre os olhos e a boca, e que desde que foi transferido de Recife, no Pernambuco, para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em janeiro, ele só melhora.
"Ele está olhando para mim agora e apertando minha mão. Acredito que não será uma recuperação rápida, mas ele melhora a cada dia. Não digo que em Recife o tratamento era ruim, mas aqui ele já avançou bastante", declarou: "Também estamos no processo para iniciar o tratamento com uma fonoaudióloga".
O músico ficou em coma durante um tempo e polêmicas foram criadas em volta de sua doença. Inclusive, o primogênito de Dominguinhos, Mauro da Silva Moraes, declarou anteriormente que o coma do cantor era irreversível - o que não foi confirmado pela assessoria do Hospital Sírio-Libanês, onde ele está internado, nem pela mulher do compositor. Guadalupe ainda afirmou que Mauro entrou com um processo contra ela, que é procuradora do músico, e a filha mais nova de Domingos, Liv.
Questionada se o filho do sanfoneiro ainda insiste no processo, ela foi taxativa: "Eu não sei. A gente têm uma única preocupação no momento, que é o Dominguinhos. Nossa vida é ele". Em entrevista anterior, Guadalupe contou que Mauro vivia afastado e que não fazia parte da família, mesmo sendo um parente. "É uma estratégia dele para ganhar algo", afirmou na época.
Sua filha com o cantor, a também cantora Liv Moraes, está em Recife resolvendo assuntos familiares. "Nós somos as responsáveis por ele, por isso a Liv teve que viajar. Temos que cuidar de tudo. Somos nós a família: Domingos, eu e Liv", finaliza, sempre deixando um recado para tranquilizar os fãs - que organizaram uma caminhada em apoio à recuperação do carismático sanfoneiro. "Ele está melhorando".
O compositor de 72 anos foi internado após sofrer complicações decorrentes de um câncer de pulmão, em Recife, Pernambuco. Ele sofreu inúmeras paradas cardíacas e foi hospitalizado com arritmia cardíaca e infecção respiratória, entrando em coma em seguida.

Músicos da região se reunem em Garanhuns para homenagear Dominguinhos


Blog Sertão9


quarta-feira, 27 de março de 2013

Piauí Fest Music 2013 divulga quatro atrações e presenteia foliões

O Piauí Fest Music é sem dúvidas, o maior evento do Piauí. Em sua nona edição, o evento chega com muitas novidades e grandes atrações em dois dias de festa. Em 2013, o Piauí Fest acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro na Arena do Teresina Shopping. Com mais de dez atrações a festa marcará mais uma vez o Dia do Piauí.

Algumas atrações como: Ivete Sangalo, Aviões do Forró, Sorriso Maroto e Tomate já foram confirmados pela organização do evento. Para Rannyere Pinto, a escolha das bandas é uma missão difícil. “Trabalhamos nas redes sociais para medir o que o nosso público quer ver e ouvir e só não atendemos quando a agenda do artista não bate com nossa data”, diz.


Durante os próximos meses será feito o lançamento das demais atrações que se apresentarão nos dias de festa. Conhecido como o evento que reúne samba, rock, axé, forró, o Piauí Fest Music virá com essa mistura e com grandes novidades. Aguardem as próximas atrações e vamos juntos na mesma sintonia de alegria. Piauí Fest Music 2013, ritmo, música e diversão! 

Ação 24 horas Piauí Fest Music 2013
A partir do dia 02 de abril ao meio dia, os foliões poderão comprar o passaporte por um preço irresistível. A ação 24 horas é o lançamento do evento que já tem Ivete Sangalo, Aviões do Forró, Sorriso Maroto e Tomate confirmado para os dias 18 e 19 de outubro.

A venda de passaporte estará disponível apenas através do endereço: www.piauif 

Após a ação 24 horas, os passaportes serão vendidos a partir do dia 04 de abril na Central de Eventos, com novos preços. A promoção relâmpago é um preço de lançamento com gostinho mais que especial. 

Você não pode ficar de fora! Aproveite essa promoção. Aproveite é de terça - feira, (02/ 04) meio dia a quarta feira (03/04) ao meio dia. 24 horas de promoção!

Atores abrem mão de trabalhos para participar da Paixão de Fazenda Nova-PE


Anás, Caifás e Judas Iscariotes no Sinédrio. (Foto: Luka Santos / G1)
Quando a Semana Santa vai se aproximando, o ator e dublador Ednaldo Lucena começa a organizar sua vida no Rio de Janeiro, onde mora desde 1997. Ele adianta as dublagens e põe em ordem todos os compromissos profissionais para se dedicar integralmente à Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, encenada na cidade-teatro em Fazenda Nova, no município de Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco. Assim como ele, atores como Ricardo Mourão, Júlio Rocha e Tiago Gondim contam que participar do espetáculo é mais que uma obrigação profissional.
Pernambucano, Ednaldo participa da Paixão no distrito de Fazenda Nova desde que a encenação era chamada do ‘Drama do Calvário’, encenado pelas ruas do vilarejo. “Isso aqui era um sonho. Eu me lembro quando Plínio [Pacheco, idealizador e criador da cidade-teatro], sentado em frente à loja do sogro dele, contou a ideia. Era um negócio tão absurdo que ninguém acreditou”, lembra o ator.

terça-feira, 26 de março de 2013

(Exclusivo) Dilma inaugura primeira etapa da Adutora do Pajeú, no Alto Sertão de Pernambuco


Blog Sertão9


 

Sanfoneiros do Agreste de PE prestam homenagem a Dominguinhos



Sanfoneiros e grupos de forró pé-de-serra do Agreste de Pernambuco se reuniram, nesta segunda-feira (25), no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, em Garanhuns, para prestar homenagem ao cantor Dominguinhos, natural do município. Nas escadarias do prédio, embaixo da faixa “Força, Mestre Dominguinhos”, eles tocaram sucessos do músico e fizeram orações pela recuperação da saúde dele.

Dominguinhos está internado desde o início do ano no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar uma infecção respiratória e arritmia cardíaca. O artista tem diabetes e luta contra um câncer de pulmão. A unidade de saúde informou, na tarde desta segunda (25), que "do ponto de vista neurológico, ele apresenta estado minimamente consciente, demonstrando discretos sinais de recuperação. Não há previsão de alta." Ele foi internado em 17 de dezembro no Hospital Santa Joana, no Recife, e acabou transferido para o Sírio-Libanês no dia 13 de janeiro.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Estreia do espetáculo Paixão de Cristo tem convidados especiais,no Sertão Pernambucano


Blog Sertão9

Cavalos dão show à parte na Paixão de Cristo de Fazenda Nova, PE


Cavalos puxam a biga que traz Poncio Pilatos (Foto: Luka Santos/G1)Cavalos puxam a biga que traz Poncio Pilatos, Blog Sertão9
Todos os anos, os produtores e diretores da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no distrito deFazenda Nova, no Brejo da Madre de Deus, Agreste pernambucano, buscam trazer novidades para o espetáculo, que vão desde um simples detalhe à alteração de partes da peça, sempre em busca da perfeição. Em 2013, uma das inovações foram os cavalos de raça, treinados e habituados a espetáculos, que chamam a atenção pelo porte e pelagem.
Apesar da peça já ter introduzindo há alguns anos cavalos puxando a biga – espécie de carruagem romana – esse é o primeiro ano que os animais utilizados não eram de ninguém relacionado à Sociedade Teatral de Fazenda Nova. Os cinco animais chamam a atenção assim que aparecem, principalmente um negro, da raça Friesian, nativo dos Países Baixos. Quem monta, mesmo durante o espetáculo, o cavalo negro é o adestrador Eduardo César Rosseto, mais conhecido como Bentinho.
O animal imponente entra em cena sempre marchando. De nome Alarde, o cavalo Friesien tem quatro anos de idade. “Quando eu trouxe ele da Europa, não imaginava que daria um retorno tão grande de inteligência. Ele está sendo treinado há sete meses e aprendeu rápido”, explica Bentinho. Os cavalos participam de quatro cenas no espetáculo, começando pelo Fórum de Jerusalém, onde acontece o julgamento de Jesus com Pôncio Pilatos, o cortejo, a crucificação e na tumba, quando dois soldados romanos são deixados para cuidar do túmulo.

domingo, 24 de março de 2013

Juazeiro comemora 169 anos de aniversário de Padre Cícero,aqui no Sertão9


Padre Cícero Romão Batista, não deixou de ser aclamado pelo povo até hoje, como santo. Blog Sertão9
Uma das personalidades mais controversas da história da religiosidade brasileira nasceu no Ceará e, hoje, completa 169 anos. Cícero Romão Batista, o padre que chamou a atenção da Igreja Católica por defender a certeza de um fato extraordinário, em 1889, e adotar a causa da religiosidade sertaneja, foi afastado de ordens em 1891, mas não deixou de ser aclamado pelo povo até hoje, como santo.

O sofrimento vivido neste período foi a grande travessia silenciosa enfrentada por Cícero, segundo o contemporâneo do sacerdote, o escritor Geraldo Barbosa, de 88 anos. Ele lembra dos momentos em que via Padre Cícero na janela da casa da Rua São José, no Centro da cidade, atender visitantes que chegavam de várias partes do Nordeste. Isso, principalmente, depois que a notícia do milagre do sangramento da hóstia, na boca da beata Maria de Araújo, se espalhou mundo afora.

Hoje, nem se fala tanto no ´milagre´ original, mas em milagres, demonstrando que o santo ´padrinho´ está na fé dos milhões de sertanejos nordestinos. É uma palavra doce, em meio a amargura da seca para o homem simples do sertão. Mas a importância de preservação da história de Juazeiro e de seus personagens passou a ser uma preocupação para os estudiosos, que acompanham há décadas o desenrolar de uma história, que, ainda hoje, arrasta levas de romeiros para Juazeiro do Norte.

Padre Cícero nasceu em Crato, no ano de 1844, e pouco tempo depois de ser ordenado padre, foi encaminhado para o pequeno povoado de Tabuleiro Grande. Juazeiro ainda não existia como cidade. Ele foi um dos personagens que mais influenciaram a criação e independência do Município.

O Padre Cícero sempre gostou de comemorar o seu aniversário. Tanto que festejou os seus 90 anos com grande festa na cidade. Nesse dia, foi feriado e começou com uma alvorada festiva e show pirotécnico, além de um almoço servido em sua casa.

Paixão de Cristo de Fazenda Nova, PE, encanta público de todo o país


Atores agradecem ao público no final do espetáculo (Foto: Luka Santos/G1)
O primeiro espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém foi apresentado na cidade teatro construída no distrito de Fazenda Nova, no Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, no ano de 1968. Os cenários ainda não estavam todos prontos, mas a peça já encantava o público. Alguns dos espectadores dos primeiros anos do espetáculo não deixam de vir, sempre que podem, conferir a apresentação. Neste ano, o 'Jesus pernambucano', interpretado por José Barbosa, foi elogiado pelo público.
A cada dia, quase dez mil pessoas percorrem os cem mil metros quadrados do teatro, circulando pelos nove palcos, acompanhando a encenação dos últimos dias de Jesus Cristo. Os portões abrem às 16h e o espetáculo começa apenas às 18h, quando já está escuro.
A irmã Maria Adir morou boa parte da vida em Roma, na Itália, mas atualmente está em São Paulo. Após ouvir falar do espetáculo, aproveitou que uma amiga mora em João Pessoa, na Paraíba, para enfrentar a estrada e assistir. “Já tinha ouvido falar, amigos me contaram e eu tenho curiosidade. Até por ter morado muito tempo em Roma, quero ver de perto”, conta a religiosa, que chegou cedo, com máquina fotográfica em punho, registrando todos os detalhes.
O pastor evangélico Ygor Porfírio organizou um grupo com quase 20 pessoas para viajar pouco mais de três horas de viagem de João Pessoa até Fazenda Nova. “Metade do grupo já assistiu, mas há mais de 15 anos. Eu mesmo nunca vi, só tinha ouvido falar. Um conhecido meu trabalha com turismo e sugeriu a viagem, nos organizamos e viemos”,

sábado, 23 de março de 2013

Caruaru ganha polo de distribuição de cana para alimentar o gado,no combate a Seca



Está funcionando em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, mais um polo de distribuição de cana-de-açúcar para alimentar animais. O recurso tem sido usado emergencialmente durante a seca. A inauguração do ponto aconteceu nesta sexta-feira (22). A expectativa é de que saiam de lá 90 toneladas por dia do produto para 12 municípios da região. No estado foram criados outros cinco polos, em Garanhuns, São Bento do Una, Surubim, Itaíba (Agreste) e Arcoverde (Sertão).
Antes da instalação dos polos, muitos animais morreram de fome por causa da seca. Desde que o governo do estado passou a oferecer o produto de graça, os interessados precisavam ir buscar a cana no engenho Laje Grande, em Catende, na Zona da Mata Sul. Os moradores de Altinho, no Agreste, reclamam que o local é distante do ponto onde criam o gado. “Dá uns trinta e poucos quilômetros, é uma distância muito grande e tem muita gente invadindo. Saía de manhã, quando chegava para carregar eram três horas da tarde”, conta o criador João Joaquim Sobral.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Me Beija Agora novo - Clipe Oficial - Banda Calypso aqui no Sertão9

Seca: agricultores recorrem à cana-de-açúcar para salvar gado; assista ao vídeo


Blog Sertão9


Pior seca dos últimos 40 anos afeta economia do Nordeste



A pior seca dos últimos 40 anos no Nordeste brasileiro está acabando até com atividades que não dependem muito das chuvas.
O nível dos açudes é cada vez mais baixo. Onde a água se concentra mais, não serve para beber. São Francisco de Assis do Piauí fica no semiárido brasileiro, região pobre, que sofre há décadas com a seca. Como a plantação e o gado não resistem, foi preciso buscar alternativas.

Novecentas pessoas de 36 comunidades rurais montaram uma cooperativa para produzir mel. Em 2011, foram processadas 411 toneladas. Oitenta por cento da produção foram para os Estados Unidos, mas, agora, boa parte das máquinas está parada. 

“É uma tristeza, porque além de nós não tirarmos mel, nós também estamos perdendo os enxames. É uma preocupação muito grande para nós”, diz Mauro Ferreira Cavalcanti, coordenador da unidade de extração de mel.

A situação dos sertanejos se torna ainda mais dramática quando se sabe que a falta de chuvas neste início de ano vem logo depois de uma seca histórica no Nordeste. Em 2012, choveu muito pouco. Em 2011, também choveu abaixo da média. Já são três anos seguidos de escassez.

Nem as flores resistem, e sem flores, nada de mel. O padre Geraldo Gereon luta há quase 50 anos pelo desenvolvimento do semiárido. Ajudou a construir barragens, cisternas e bombas d'água. Para a situação atual, no entanto, é preciso mais. “A seca é tão conhecida que precisa ter um sistema de prevenção, que não existe. Os governos e outros tantos, qualquer um, só começam a se assustar quando está acontecendo”, diz.

O brasileiro Benedito Braga é presidente do Conselho Mundial da Água, órgão que reúne representantes de 60 países. Para ele, é possível construir uma infraestrutura que abasteça a área, mas falta vontade política, o que impede, inclusive, o crescimento da região.

quarta-feira, 20 de março de 2013

'Estado neurológico é o que preocupa', diz filho de Dominguinhos,aqui no Sertão9


Mauro Moraes, filho de Dominguinhos, recebe medalha em nome do pai, em solenidade no Recife (Foto: Lorena Aquino / G1)Governador Eduardo Campos entregou medalha ao
filho do artista. Blog Sertão9
O filho do músico José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, de 72 anos, disse nesta terça-feira (19) que o estado de saúde do pai está estabilizado, mas “o que preocupa é o estado neurológico dele”. Mauro José de Moraes recebeu a Medalha da Ordem do Mérito dos Guararapes no lugar do cantor, na sede do Governo de Pernambuco, na capital. A comenda, entregue pelo governador Eduardo Campos, é um reconhecimento a personalidades locais.


“Em nenhum momento eu falei que ele estava mal. A gente está orando muito para ele sair dessa. A única coisa que preocupa mesmo é o estado neurológico dele", disse Mauro José durante a solenidade. Sobre o suposto coma irreversível, ele afirmou que o estado foi repassado por um dos médicos.

“Ele (o médico) me falou que o estado de saúde dele inspirava cuidado e que ele estava em coma. Mas tem aquele negócio: eu não acredito em médico, só quem tem esse poder é Deus. Então eu sempre acordo de manhã, estou acompanhando ele há três meses, pedindo a Deus que eu chegue lá no hospital e ele tenha acordado. Só quem tem esse poder é Ele”, comentou o filho do músico.

O rei do baião será homenageado no Projeto Teatro para Piás e Gurias


Se a gente lembra só por lembrar...Como esquecer do nosso Rei do Baião que colocou o nordeste no cenário musical e artístico do Brasil em uma época em que os olhos estavam voltados para velha Capital Federal? Contarolando Luiz Gonzaga é o nome do espetáculo do projeto Teatro para Piás e Gurias, que será apresentado neste domingo, 24, às 11horas, no Teatro José Maria Santos .
Montado para crianças e jovens, o espetáculo de fantoches tem 40 minutos de duração e através da comédia apresenta os personagens que compõem o universo de Gonzagão: seus amores, seu filho Gonzaguinha e também personagens ilustres de seu imaginário, como Lampião e Nossa Senhora.
Com suas letras simples e alegres, Luiz Gonzaga conquistou e conquista gerações pela genialidade e atemporalidade da sua obra. 

segunda-feira, 18 de março de 2013

Pior seca dos últimos 30 anos vai deixar Nordeste sem chuva pelo menos até junho


A região Nordeste enfrenta uma das piores secas dos últimos 30 anos, que já afeta o abastecimento de água em diversos Estados da região. A falta de chuva já se assemelha à enfrentada no começo da década de 1980, quando milhões de pessoas também foram afetadas pela seca.
Atualmente, 1.228 cidades espalhadas em nove Estados já declararam situação de emergência. Isto representa um total de 22% dos municípios do Brasil. Já chega a 9.746.982 o número de pessoas afetadas pelas secas na região, ou seja, 5,1% da população do Brasil.
Os Estados de Pernambuco e Alagoas já adotam racionamento de água para conter os impactos da falta de abastecimento dos reservatórios. Segundo o meteorologista Fabio Rocha, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a situação não deve mudar nos próximos meses.
— Ainda há condições desfavoráveis para a chuva na região Nordeste. Exceto para o litoral, que deve continuar nos próximos meses nas condições típicas da estação.

domingo, 17 de março de 2013

Coisas da Terra mostra 2ª parte de entrevista com Silvério Pessoa,aqui no Sertão9


Blog Sertão9


 

Chiclete com Banana grava DVD em Fortaleza; confira agenda


Chiclete com Bana no Festival de Verão (Foto: Egi Santana/G1)Chiclete com Banana no Festival de Verão, Blog Sertão9
No mês de março, o Sirigüella, um dos blocos mais tradicionais da micareta Fortaleza e comandado pela banda Chiclete com Banana, faz aniversário. Neste fim de semana, algumas das atrações de Fortaleza são Seu Jorge, Ellen Oléria, Geraldo Azevedo, Aviões do Forró, Sambó e Vander Lee.
Os fãs do Sirigüella já podem ser preparar para duas festas. Na sexta-feira (22), será a prévia do aniversário, a partir das 22h, no Mucuripe Club. Participam as bandas baianas Filhos de Jorge, Ziriguidum e Oito7Nove4. No sábado (23), a festa será no Marina Park, a partir das 19h. A noite da gravação do DVD terá, além dos anfitriões do Chiclete com Banana, os convidados Humberto & Ronaldo, Forró do Movimento, Matheus Fernandes

sexta-feira, 15 de março de 2013

(Exclusivo) Dominguinhos está em coma irreversível, diz jornal


Dominguinhos, cantor e compositor
Dominguinhos, cantor e compositor. Blog Sertão9
O músico pernambucano Dominguinhos, de 71 anos, que está internado desde o dia 17 de dezembro do ano passado, está em coma irreversível, segundo o jornal Diário de Pernambuco. A publicação cita o filho mais velho do primeiro casamento do cantor, Mauro da Silva Moraes, como fonte. O hospital, contudo, não confirma a informação.
Segundo o jornal, a família foi informada no dia 25 de fevereiro pelos médicos do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que o sanfoneiro não irá mais acordar. "Quando meu pai ainda estava internado em Recife, um médico disse que ele não ia mais acordar. Não acreditei, outros médicos disseram que ele poderia sair do coma. Ele abria os olhos e ficava todo mundo esperançoso. No mês passado, o médico dele no Sírio-Libanês falou que o coma não tinha mais volta. Eu perguntei se ele ia acordar e ele me disse que não, que o quadro do meu pai estava caminhando para um coma vegetativo", afirmou o filho.
"É triste saber que os admiradores não sabem o verdadeiro estado de saúde dele. As pessoas pensavam que ele estava melhorando. O marca-passo foi retirado, um dos rins está funcionando, mas ele não tem reação alguma. Faz alguns movimentos, como apertar a mão, mas os médicos disseram que é involuntário", afirmou Moraes. "Oro todo dia para ele acordar. Milagres existem."
Procurada pelo site de VEJA, a assessoria do Sírio-Libanês não quis comentar a informação do jornal - diz apenas que continua valendo o que foi passado no último boletim médico, divulgado no dia 14 de janeiro, que informava que Dominguinhos permanecia internado na UTI e "respondendo de forma satisfatória ao tratamento médico".

Falamansa presta homenagem ao Rei do Baião, aqui no Sertão9



491f08467c76eafdadcc66167f711850.jpg
Grupo traz o show com a cenografia completa pela primeira vez ao Recife
Foto: divulgação

Blog Sertão9
O grupo paulista de forró Falamansa faz show nesta sexta-feira (15), no Baile Perfumado, em homenagem aos 100 anos do cantor Luiz Gonzaga. É a primeira vez que o grupo apresenta o show completo As sanfonas do rei. Completam a programação da noite Os Jeuínos, Geraldinho Lins, Só na Marosidade e Dj Korossy.
 
Em entrevista ao NE10, Tato, o vocalista do grupo, explicou o conceito do espetáculo que antecipa as comemorações pelos 15 anos da banda. "Nós fizemos uma pesquisa intensa de todo o repertório de Gonzagão. A princípio, nossas escolhas esbarravam muito em questões afetivas, mas depois preferimos nos ater às músicas cuja temática dialogasse com o nosso trabalho", disse Tato. No set list estão canções como "Xote ecológico", "O fole roncou", "Xote das meninas" e "Qui nem jiló". 

O grupo preparou uma cenografia especial, com destaque para os elementos recicláveis, a iluminação de Marcelo Behr, além da projeção em video mapping. "Quisemos fazer uma apresentação diferente, que chamasse a atenção não só do nosso público como de quem ainda não conhece o nosso trabalho. Ficamos muito felizes com o resultado", falou. 

O grupo agora se prepara para encarar a maratona de shows das festas juninas e planeja a gravação de um CD e DVD comemorativos pelos 15 anos, no final de 2013.   

quinta-feira, 14 de março de 2013

Família de Dominguinhos dividida em disputa judicial


domin1
Em quase três meses de internação hospitalar, o mestre Dominguinhos venceu oito paradas cardíacas, duas infecções pulmonares e um quadro grave de arritmia. Internado na UTI isolada do hospital Sírio-libanês em São Paulo, o sanfoneiro, herdeiro musical de Luiz Gonzaga, se recupera de um início de infecção no pulmão, que surgiu há cinco dias e o tirou do quarto, levando-o de volta à UTI. Em um momento em que a saúde do sanfoneiro ainda inspira cuidados, a família dele passa por um momento delicado com a disputa antecipada da herança do músico.
De um lado está Mauro, filho do primeiro casamento de Dominguinhos. Do outro, a ex-mulher e amiga Guadalupe Mendonça e a filha Liv Moraes. Elas acusam Mauro de ter “se apossado” do apartamento do pai em São Paulo. Ele estaria proibindo Guadalupe e Liv Moraes de entrarem na residência. “Hoje (ontem) fui com o advogado pegar a sanfona dele e Mauro bloqueou nossa entrada”, contou a ex-esposa, que detém uma procuração de plenos poderes em relação a Dominguinhos desde 1994. Mauro entrou com um pedido na Justiça para ser o novo procurador do pai.
A conversa com Guadalupe na noite desta terça-feira aconteceu em tom de desabafo. Ela havia acabado de chegar do hospital. “Eu e Domingos sempre tivemos uma vida discreta, sem escândalos”, disse. “Agora, quando eu deveria usar minha energia toda para cuidar dele, me vejo obrigada a ter que fazer isso (ir para a Justiça)”.
Mesmo divorciado, Dominguinhos era bastante próximo de Guadalupe. Ele, inclusive, ainda morava em São Paulo por conta dela e da filha, que vivem na capital paulista. Cantora, Liv Moraes acompanhava sempre o pai nos shows, desde que ele começou o tratamento contra um câncer de pulmão, descoberto há mais ou menos sete anos.
De acordo com Guadalupe, a relação de Dominguinhos com Mauro não era próxima. “Em sete anos de doença, ele só visitou o pai uma vez, na primeira cirurgia. Domingos não gostava do jeito que o filho agia com as pessoas que se aproximavam dele para tirar fotos e pedir autógrafos. Ele era agressivo”

quarta-feira, 13 de março de 2013

Mastruz com Leite estará no 'Encontro', com Fátima Bernardes nesta quinta(14)



É isso mesmo forrozeiros(as). Depois de se apresentar no Sábado Total com Gilberto Barros, na Rede TV!, no último sábado(09), agora é a vez do 'Encontro', com Fátima Bernardes, receber a banda mãe do forró. A apresentação está marcada para acontecer nesta quinta-feira, dia 14 de março na telinha da Globo. Agora é só aguardar e conferir. 

terça-feira, 12 de março de 2013

Olinda completa 478 anos e comemora com tapioca,e muitas outras curiosidades

Blog Sertão9


 


Projeto Sempre um Papo faz homenagem a Luiz Gonzaga


Para Bené fonteles, Luiz Gonzaga foi o segundo ícone pop brasileiro, depois de Carmem Miranda (Reprodução/Fundação Athos Bulcão)
Para Bené fonteles, Luiz Gonzaga foi o segundo ícone pop brasileiro, depois de Carmem Miranda

  Luiz Gonzaga é tema de um encontro inédito que aconteceu nesta segunda-feira à noite no projeto Sempre um Papo entre três figuras que se envolveram intensamente com o universo do Rei do Baião: o dramaturgo João Falcão, diretordo espetáculo 'Gonzagão, a lenda'; em cartaz em Belo Horizonte; o jornalista Carlos Marcelo, coautor de 'O fole roncou! Uma história do forró' (Ed. Zahar); e o artista plástico, poeta e curador Bené Fonteles, autor de 'O rei e o baião' (Ed. Fundação Athos Bulcão)”, obra que, inclusive, terá 40 exemplares sorteados entre os presentes.

Coordenador das comemorações do centenário de Gonzagão, celebrado em 2012, Bené Fonteles pensava nessa publicação desde os anos 1970 e ficou extremamente satisfeito pelo fato de o livro ter servido como referência para vários estudiosos, músicos, jornalistas e documentaristas, inclusive Breno Silveira, diretor do filme 'Gonzaga – De pai pra filho'. Além de analisar a herança cultural nordestina recriada por Luiz Gonzaga e seus parceiros, suas conquistas e desdobramentos, o livro reúne ensaios do próprio Bené, de Antonio Risério, Elba Ramalho, Gilmar de Carvalho, Hermano Vianna e Sulamita Vieira, com apresentação de Gilberto Gil.

  “Eu queria fazer algo imagético com xilogravuras, fotos, imagens. Editorialmente, nunca tinha sido lançado um livro como esse sobre um artista brasileiro. Como ele foi produzido com recursos do Fundo Nacional de Cultura, não pode ser comercializado, e por isso distribuímos para pesquisadores, os herdeiros do Gonzaga, bibliotecas e museus”, explica Fonteles.
Bené Fonteles destaca ainda a importância do Velho Lua e sua influência na cultura brasileira e como ele conseguiu fazer um movimento inverso, que foi o de levar o Nordeste para o Sul do país. “Ele conseguiu penetrar em praticamente todos os lugares. Gonzaga era um homem extremamente inteligente, e um mote para compreender a cultura nordestina. Ele ajudou a criar o segundo ícone pop brasileiro depois de Carmen Miranda, que é aquele personagem do vaqueiro com o qual ficamos tão acostumados”, conclui.



Em voga 
Autor de 'O fole roncou! Uma história do forró', em parceria com o também jornalista Rosualdo Rodrigues, Carlos Marcelo (editor-chefe do Estado de Minas) acredita que as comemorações dos 100 anos de Gonzagão despertaram um interesse maior não só em relação a ele, como também a vários artistas nordestinos e que inclusive a nova geração está descobrindo. O livro, que estará à venda no local, reconstitui a trajetória do forró por meio de mais de 80 entrevistas e documentos inéditos, narrando episódios marcantes da vida artística e pessoal não só de Gonzagão como também de Jackson do Pandeiro, Marinês, Dominguinhos, Trio Nordestino, Genival Lacerda e Antônio Barros, entre outros.



Os autores vão dos anos 1930 aos dias atuais e ressaltam ainda a importância de artistas como Elba Ramalho, Alceu Valença e Fagner na continuidade dessa história, desdobrada nos últimos anos com o surgimento do forró eletrônico, no Ceará, e do universitário, em São Paulo. “Vou falar um pouco do que está no livro, e destacar os parceiros e quem conviveu com Gonzagão. Ou seja, abordar essas pessoas que orbitavam em torno do Rei do Baião, que são figuras que merecem ser lembradas e conhecidas. O bacana desse trabalho é que muitos leitores estão me dando retorno e comentando que esse é um pedaço da história que merecia ser contado”, observa Carlos Marcelo.



O outro convidado do bate-papo é o roteirista, dramaturgo e compositor pernambucano João Falcão, responsável pela adaptação e direção do musical 'Gonzagão – A lenda', em cartaz no Teatro Bradesco.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Acidente com banda de forró deixa um morto,em Pernambuco

Acidente com  banda de forró deixa um morto
Um grave acidente entre o ônibus da banda Forró da Pegação e um veículo crossfox na madrugada deste domingo (10) deixou uma pessoa morta e duas feridas. O acidente aconteceu por volta das 2h, na BR-423, entre Lajedo e Cachoeirinha, no estado de Pernambuco.


Por causa do fato, a banda cancelou o show que aconteceria na noite deste domingo no município de Mogeiro, (distante 110 quilômetros de João Pessoa), no Agreste paraibano.

Segundo informações de testemunhas, Enneas Ebimael Galindo de Souza, 35 anos, vinha conduzindo um Crossofox amarelo, com os faróis apagados, quando entrou na contramão e colidiu de frente com o ônibus da banda de forró. O motorista do Crossofox não resistiu a colisão e morreu na hora.

Enneas Ebimael era secretário de saúde do município de Calçado (PE) e estaria dirigindo embriagado. A Polícia Rodoviária Federal investiga as causas do acidente. O corpo da vitima foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

A banda Forró da Pegação tinha se apresentado no município de Cachoerinha, Agreste de Pernambuco, e iria se apresentar em São Bento do Una, também no Agreste, em uma casa de show, no centro da cidade. A apresentação da banda foi cancelada por motivo do acidente. Todos os integrantes passam bem, inclusive o saxofonista Rony e a dançarina Sonally, que tiveram fraturas expostas e precisarão passar por cirurgia em Recife.

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, PE, aposta em tecnologia e figurino



À medida que vai chegando a Semana Santa, vai aumentando também a quantidade de trabalho na preparação para a o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, na cidade de Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano. A peça é encenada entre os dias 22 e 30 de março, mas desde já os figurinos estão sendo renovados e os efeitos especiais, instalados, no maior teatro ao ar livre do mundo.
A cada ano, aumenta o desafio de contar a mesma história e, consequentemente, as novidades também aumentam. Em 2013, serão instalados 900 refletores de luz e uma nova mesa de som para melhorar a interatividade. "Para isso utilizamos todos os recursos de shows de pirotecnia e iluminação", explica o diretor do teatro de Nova Jerusalém, Wutemberg Farias. Também foram trazidos cavalos de alta linhagem para incrementar algumas cenas do teatro. De acordo com Robinson Pacheco, coordenador geral do espetáculo, os animais vieram de São Paulo. "Os cavalos participam de três ou quatro cenas. A primeira é a entrada triunfal do governador Pôncio Pilatos, na cena no Fórum romano. Temos também a participação dos cavalos no cortejo e na crucificação", afirma.
Parte do figurino da Paixão de Cristo também será renovada e vai ganhar novos detalhes. Um grande trabalho manual para as figurinistas, mas isso traz grandes resultados. "São duas pessoas trabalhando sem parar para ficar pronta. Compensa, é uma missão cumprida", conta a costureira Maria Lemos, responsável pelo traje do personagem Anás, interpretado pelo ator Ednaldo Lucena.
Ao todo, são 500 atores e figurantes que se dividem em nove palcos. Entre os principais atores, estão os pernambucanos José Barbosa, que vai viver o papel de Jesus Cristo, e Luciana Lira, que será Maria. A direção artística da peça fica por conta de Carlos Reis e Lúcio Lombardi. Cerca de 90 mil pessoas são aguardadas

domingo, 10 de março de 2013

1ª edição da Agreste Tex, no Polo de Caruaru, segue com Sucesso no Sertão Pernabucano


Blog Sertão9

As Caras do Rio: O rei carioca do baião e a Cultura Nordestina


Um dos fundadores da Feira de São Cristóvão e o primeiro sanfoneiro a tocar no lugar. Ivo Amaral, o famoso Zé da Onça, é o representante mais carioca do Nordeste, o responsável por manter viva a tradição de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e João do Vale na Cidade Maravilhosa.
Filho de Correntes, em Pernambuco, Zé da Onça foi criado em Garanhuns, terra de Dominguinhos. Trabalhava com a família na lavoura, plantando milho, feijão, melancia, jerimum, quiabo e maxixe. Aos 25 anos, decidiu vir para o Rio porque o pai se recusava a dar para ele uma sanfona. “Pedia sempre pro meu pai porque eu gostava de ver o forró, mas ele não queria porque dizia que eu ia beber cachaça. Me dava sapato, roupa, no fim do ano, e não me dava a sanfoninha. Tive que sair de casa”, lembra ele, hoje com 77 anos.
Zé da Onça é um dos fundadores da Feira de São Cristóvão | Foto: João Laet / Agência O Dia
Zé da Onça é um dos fundadores da Feira de São Cristóvão, Blog Sertão9
Ao chegar ao Rio, ficou jogado na Central do Brasil até ser recolhido por guardas e levado para um albergue. Uma ambulância do Hospital Miguel Couto passou por lá oferecendo trabalho e ele aceitou. Fazia bicos para funcionários e doentes enquanto aguardava uma vaga oficial. Quando a vaga apareceu, ele nem precisava mais, porque já ganhava maisdinheiro do que receberia de salário, de tão querido que era. Comprou até barraco na Rocinha. “O primeiro dinheiro que ganhei comprei a sanfona. O diretor me botava pra fora porque eu ficava tocando, acordando os doentes”, se diverte Zé.
O músico foi tocar na rua Siqueira Campos, em Copacabana, e começou a ganhar com sua arte. “Não tocava nada, mas naquele tempo quem assobiava era artista. Fui parar na feira, lá no campo de São Cristóvão, em 1972. Só tinha oito barracas. Vi muitos nordestinos descerem todos empoeirados e sujos dos paus-de-arara”, lembra.
Os teclados da sanfona de Zé da Onça agregaram outros membros da família, hoje conhecidos como Sua Gente. “Graças à minha sanfona fui para Itália, Paris, Caracas, Holanda. Consegui quase tudo que eu quis na vida, ainda falta um pouco, porque eu quero sempre mais. Só saio da feira de São Cristóvão quando eu morrer”.

sábado, 9 de março de 2013

Internado no Rio, Zé Ramalho apresenta 'evolução favorável'



BLOG SERTÃO9
Zé Ramalho se apresenta em Sumaré (Foto: Dario Zalis)O cantor paraibano Zé Ramalho, Blog Sertão9
O cantor paraibano Zé Ramalho, de 63 anos, internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, foi transferido da Unidade Coronariana para a Unidade Intermediária Cardiológica nesta sexta-feira (8).
Segundo o cardiologista Maurício Vaisman, o quadro clínico do paciente é estável e apresenta evolução favorável. De acordo com o boletim médico, o cantor respira sem o auxílio de aparelhos e está consciente.
Zé Ramalho deu entrada na unidade com quadro de angina instável, na última segunda-feira (4), e foi submetido a um cateterismo, que identificou lesões que indicavam tratamento cirúrgico.
Na manhã de terça (5), passou por uma revascularização miocárdica.

Zé Ramalho começou a carreira ainda na década de 70 e gravou grandes sucessos, como Chão de Giz, Admirável Gado Novo e Mistérios da Meia-Noite.