terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

The Fevers faz maratona de shows em casa noturna no Recife


The Fevers (Foto: ABBC Comunicação/ Divulgação)The Fevers Blog Sertão9
A banda The Fevers faz uma maratona de shows no Manhattan Café Theatro, em Boa Viagem, no Recife, nesta quinta (28), sexta (1°) e sábado (2). O grupo que vem embalando há anos os amantes da Jovem Guarda vai apresentar a turnê inédita "Vem dançar". Os Garçons Cantores vão abrir a casa, sempre a partir das 21h.

A turnê é baseada nos álbuns mais recentes, "Vem Dançar" e "The Fevers - Sempre". Este último, lançado pela Som Livre em 2012, é uma coletânea de sucessos que marcaram a carreira do grupo, como "Mar de rosas", "Vem me ajudar" e  "Agora eu sei". O show também contará com músicas de Raul Seixas, John Lennon e outros artistas que participaram do movimento musical Jovem Guarda.

Filho de Dominguinhos fala do estado de saúde do músico: “a situação é a mesma”


O cantor Dominguinhos continua na mesma situação. A informação foi repassada pelo filho do músico, Mauro, na manhã desta segunda-feira (25), em entrevista a Geraldo Freire, na Rádio Jornal.
O sanfoneiro, ainda de acordo com o filho, está estável, apesar de não acordar. Todos os órgãos de Dominguinhos estão trabalhando bem e ele não está recebendo visitas, só a família tem acesso.
Confira conversa na íntegra no link abaixo:
Postado por Blog Sertão9

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Briga de Boi Grande - Rivalidade em Parintins racha transmissão de festival na TV



A conhecida rivalidade entre Garantido e Caprichoso, agremiações de boi-bumbá que duelam no festival de Parintins (AM), resultou num racha na transmissão do evento pela TV. 
Cada boi assinou contrato individual com emissoras diferentes, e os torcedores terão de trocar de canal para assistir às apresentações ao vivo no final de junho. 

"Isso [a polêmica] é mesmo uma questão bovina. Quando um boi vai para um canto, o outro boi vai para o outro canto. É a rivalidade", diz o secretário de Cultura do Amazonas, Robério Braga. 

O Caprichoso acertou a transmissão exclusiva com a Rede Amazônica, afiliada local da Rede Globo, e com o canal via satélite Amazon Sat. 

O contrato, assinado neste mês, prevê que o boi-bumbá azul terá inserções ao vivo na programação da Globo, como no "Jornal Nacional" e no "Domingão do Faustão". 

Já a apresentação do Garantido será transmitida pela TV A Crítica, afiliada da Record, e pelo canal via satélite RCC Sat, conforme contrato assinado na semana passada. 

O acordo também dá direito a inserções da agremiação vermelha em programas nacionais da Record, como o "Programa do Gugu" e o "Domingo Espetacular". 

Ambos os contratos já entraram em vigor para transmissão dos eventos que antecedem o festival, como ensaios e gravações de DVDs. 

Neste ano não haverá transmissão nacional do festival por canais abertos como ocorreu entre 2008 e 2012, período em que a Bandeirantes detinha o direito. 

A disputa entre Garantido e Caprichoso acontece desde 1966 e dura três noites no final de junho, em Parintins, a 368 km de Manaus. 

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Refém dessa Paixão, a nova música do Mastruz com Leite


Refém dessa Paixão, a nova música do Mastruz com Leite
Site Oficial 

O forró Mastruz com Leite chega em 2013 trazendo muitas novidades para os mastruzeiros de todo o Brasil. As surpresas se apresentam como um leque de muita coisa boa que virão daqui pra frente. As iniciativas já se revelam nos primeiros meses deste ano com o lançamento da nova canção de trabalho“Refém dessa Paixão”, interpretada pelo novo talento mirim da banda mãe, Ingrid Souza, de 14 anos. Baixe aqui

A canção da compositora Paula Santiago, de 16 anos, da cidade de Aracoiaba (CE), enfatiza os caminhos da Somzoom Studio em apostar e ceder espaço para os novos profissionais de pouca idade que despertam de forma precoce, o talento e a competência plausível de gente grande. Está sendo assim com a Ingrid Souza, que em tão pouco tempo já conquistou o carinho e a aprovação da imensa nação dos mastruzeiros, evidentemente, com este novo sucesso que chega para marcar a brilhante história da banda cearense.

As inovações para este ano apenas estão começando. Após cumprir a agenda de carnaval com o projeto ‘Mastruz Elétrico’, onde animarão os estado do Maranhão com a agenda da folia, os cantores Raynner Rylker, Neto Leite, Eryka Meyre e Ingrid Souza, entrarão em estúdio para gravar o novo CD – o 46º de carreira e o planejamento de outras ações em torno desse trabalho.

De acordo com o diretor musical da SZ, Ferreira Filho, essa canção “Refém dessa Paixão” será uma das faixas do novo disco que promete aquecer a história da maior banda de forró do planeta. “Os fãs já terão uma noção do que estamos preparando para este projeto, principalmente para mostrar essa nova fase do Mastruz, sem perder a nossa identidade de 23 anos de consagração. Isso é apenas uma das ações, pois vem muitas novidades no decorrer do ano para alegrar todos os nossos fãs.”

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

"Gonzaga - de Pai pra Filho" é lançado em DVD


 A cinebiografia "Gonzaga - de Pai pra Filho'', que retrata a relação conturbada entre Luiz Gonzaga (1912-1989) e Gonzaguinha (1945-1991), já está nas locadoras.
Para contar a história do sanfoneiro, três atores foram escalados para interpretá-lo. Land Vieira vive o Rei do Baião adolescente e pobre, que foge de casa para se alistar no Exército. Chambinho do Acordeon assume o papel quando Gonzagão deixa o quartel, dez anos mais tarde, e se apaixona pela bela Odaleia (Nanda Costa), com que viria a ter um filho: Luiz Gonzaga do Nascimento Junior, o Gonzaguinha. A carreira do sanfoneiro está progredindo quando Odaleia adoece. Sem querer abrir mão do sucesso, ele passa a deixar Gonzaguinha sob os cuidados da amiga Dina (Sílvia Buarque) e, focado, torna-se o Rei do Baião. Porém, a morte da mãe e a ausência do pai deixam marcas no filho. Depois de estudar por dez anos em um colégio interno, Gonzaguinha, vivido por Giancarlo di Tomazzio, vai morar com o pai e a madrasta. No entanto, a relação entre eles só se deteriora. Adélio Lima e Julio Andrade dão vida a Gonzagão e a Gonzaguinha, respectivamente, na fase mais madura, quando pai e filho têm, enfim, uma conversa franca e intensa para se entender. 
Dirigido por Breno Silveira, o longa arrecadou R$ 14,7 milhões.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

'Dominguinhos está em um sono profundo só dele', conta filho aqui no Sertão9


Depois de dois meses, o cantorDominguinhos ainda está internado na semi-UTI (unidade de terapia intensiva) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Segundo o filho do músico, Mauro, o quadro de saúde é estável. Já os batimentos cardíacos e o funcionamento dos rins “estão perfeitos”. ”Ele está há dois meses entubado e até hoje não acordou. Meu pai está em um sono profundo só dele”, disse o filho nesta segunda-feira (18). A sedação do cantor foi suspensa no dia 2 de janeiro. 
Durante todo o período de internação, Dominguinhos está sendo acompanhado por seus filhos, Mauro e Liv Moraes, e sua ex-mulher Guadalupe Mendonça. “Meu pai não pode receber visitas por ser um quadro complicado. Então, nós nos revezamos aqui no hospital”, disse Mauro.
 Na último terça (12), o cantor fez 72 anos e sua família organizou uma missa no bairro da Várzea, em São Paulo. Dominguinhos deu entrada no hospital Hospital Santa Joana, em Recife, no dia 17 de dezembro, com arritmia cardíaca e infecção respiratória. Já no dia 22, o músico precisou passar por uma cirurgia para a colocação de um marca-passo cardíaco temporário por conta da arritmia. Entre os dias 4 e 6, o cantor foi submetido a uma traqueostomia e hemodiálise.
Durante todo o período, Dominguinhos ficou sem sedação e, mesmo assim, não se comunicava com a família e médicos.
No dia 8 de janeiro, ele sofreu uma parada cardíaca no hospital, que foi revertida. A pedidos dos familiares, no dia 13 de janeiro, Dominguinhos foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

'Está tudo bem conosco', diz Frank Aguiar após emboscada no Guarujá


Frank Aguiar divulga nota e diz que está tudo bem com sua família (Foto: Reprodução/Instagram)Frank Aguiar posta foto após emboscada
Blog Sertão9
O vice-prefeito de São Bernardo do Campo,Frank Aguiar, publicou em uma rede social um esclarecimento sobre a emboscada que seus seguranças sofreram em Guarujá, no litoral de São Paulo, durante a madrugada deste sábado (16).
Segundo o cantor, apenas os seguranças estavam no carro quando um suspeito armado atirou contra o veículo. "Bom dia amigos. Sobre a emboscada de ontem, quero dizer que está tudo bem comigo e com a família. Eu já estava em casa. O que aconteceu foi com os seguranças na volta. Mas está tudo bem com eles. Os tiros não pegaram em ninguém graças a Deus. Essa minha foto, inclusive, é de hoje, há pouco tempo. Uma prova de que está tudo bem conosco", disse Frank Aguiar no Instagram.
O caso
Um veículo da equipe do vice-prefeito de São Bernardo do Campo, Frank Aguiar, foi abordado por um homem armado por volta das 3h deste sábado (16) no Túnel da Vila Zilda, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo informações da polícia, o criminoso atirou contra o veículo onde estava a equipe de Frank Aguiar. Após perícia, ficou constatado que nove tiros atingiram o carro, seis no vidro do passageiro e três no parabrisa do lado direito. Ninguém ficou ferido.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

centenário de luiz gonzaga remix, do melhor forró pé de serra do Nordeste para o Mundo

Festas fazem 'ressaca do Carnaval' neste fim de semana em Fortaleza


Waldonys e Misael da Hora encerram Festival Jazz & Blues em Fortaleza (Foto: Chico Gadelha)Waldonys e Misael da Hora encerram Festival Jazz & Blues.
Depois da quarta-feira de cinzas, os foliões podem aproveitar a “ressaca” do carnaval neste fim de semana. Para quem aproveitou o feriado no município de Guaramiranga, o Festival Jazz & Blues desce a serra e encerra os shows deste ano nesta sexta-feira (15) em Fortaleza. Às 21h, o público do teatro do Via Sul Shopping vai conferir as apresentações da cantora, compositora e violonista Rosa Passos (BA) e do duo Waldonys e Misael da Hora (RJ), com o show Baião Instrumental, em homenagem a Luiz Gonzaga.
O anfiteatro do Centro Dragão do Mar, na Praia de Iracema, também vai receber, a partir das 20h, o  Projeto Blues n Soul Sessions nesta sexta-feira (15). O show terá a formação do guitarrista Igor Prado, do baterista Yuri Prado, do baixista Rodrigo Mantovani e a participação dos cantores americanos Tia Carroll (USA), renomada cantora de Soul de São Francisco, e J.J Jackson (USA), cantor do Sul dos Estados Unidos radicado no Brasil.
Simone e Simaria, Forró do Movimento, Toca do Vale, Forró do Bom e Matheus Fernandes também vão animar a Ressaca de Carnaval no Faroeste. A  festa começa às 16 horas deste sábado (16) e também terá a participação do grupo Nossa Bateria, que comandava o bloco de pré-carnaval Sheriff. Na barraca Guarderia, na Praia do Futuro, a festa deste sábado começa no pôr do sol com Tow In, Zero 85 e o bloco carnavalesco "As Gata Pira".

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Em Afogados,Pernambuco Tabaqueiros fazem alegria de foliões


Blog  Sertão9


Canal do Sertão é a esperança dos sertanejos em Alagoas


Na estrutura de concreto construída na zona rural do município de Delmiro Gouveia é onde funciona o coração da obra do Canal do Sertão. No local estão instaladas as duas bombas que puxam água do Lago de Moxotó, na divisa com o estado da Bahia, para o canal.
Cada uma das bombas tem capacidade de vazão de 9 mil e 600 metros cúbicos por hora. Por enquanto, elas estão operando através de geradores. O acionamento de apenas uma delas durante 4 dias fez a água atingir os primeiros 65 quilômetros do canal, que correspondem aos dois trechos iniciais da obra.
Segundo a Secretaria Estadual de Infra-estrutura, quando a lâmina de água atingiu um metro e 90 centímetros de altura em todas as comportas do primeiro trecho do canal, os motores da bomba foram desligados. Eles só devem ser acionados novamente quando o nível da água baixar.
Por enquanto, o canal do sertão está sendo utilizado apenas em ações emergenciais de combate à seca nos municípios do sertão de Alagoas. Uma das ações é o abastecimento dos carros-pipa que desde a semana passada está sendo feito diretamente no canal. Duas motobombas movidas a óleo diesel foram instaladas em dois pontos do canal, nos municípios de Delmiro Gouveia e Água Branca.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Dominguinhos completou 71 anos e segue internado em São Paulo

Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
Blog Sertão9

O mestre da sanfona Dominguinhos completou nesta terça-feira (12) 71 anos de idade. O tocador de sanfona, cantor e compositor segue hospitalizado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para onde foi transferido em janeiro.

Dominguinhos é portador de diabetes e luta contra um câncer de pulmão. Desde dezembro do ano passado, o músico estava internado no Hospital Santa Joana, em Recife. No local, ele estava sendo medicado para tratar a infecção e teve implantado um marca-passo temporário, para controlar arritmia. No dia 6 de janeiro, dois dias depois de ter sido submetido a uma traqueostomia, os médicos deram início a sessões de hemodiálise. Em seguida, ele foi transferido para São Paulo.

A ex-mulher de Dominguinhos, Guadalupe Mendonça, postou um depoimento no Facebook falando sobre a saúde do cantor. "Ele está clinicamente ok, pulmão, coração e rim funcionando perfeitamente. Acho que uma coisa que o deprime é estar traqueostomizado e não poder falar. No mais, estamos fazendo todo um trabalho de resgate de sua memória, tendo em seu quarto, agora na semi-UTI, um som tocando suas músicas e fotos nossas de momentos felizes", declarou.

Dominguinhos foi o mais fiel seguidor de Luiz Gonzaga. O tocador de sanfona, cantor e compositor se tornou o sucessor do Rei do Baião. São mais de 500 músicas gravadas em seus discos. Além de mais de duas mil participações em gravações dos seus parceiros. Ele começou aos 8 anos, tocando sanfona e triângulo na feira de Garanhuns, agreste de Pernambuco, quando arrecadava moedas no chapéu de couro.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Grupos femininos se multiplicam e animam carnaval de Olinda e Recife


Ensaios das ConXitas antes do carnaval. Chitas, flores no cabelo e batom vermelho são marca do grupo. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Ensaios das ConXitas antes do carnaval. Chitas, flores no cabelo e batom.
O carnaval em Olinda e Recife é conhecido pela festa de rua, com orquestras de frevo e grupos de maracatu e outros estilos percussivos fazendo a alegria dos foliões. Os grupos formados apenas por mulheres vêm chamando atenção a cada carnaval, mostrando que beleza e talento andam juntos, exigindo a dedicação de todos que se aventuram no ramo.
Os grupos femininos vêm se multiplicando ano a ano. Um dos primeiros a ganhar o carinho do público foram as ConXitas. A diretora do grupo, Eugênia Lima, lembra que era até mesmo difícil encontrar mulheres que pudessem ensinar as que não sabiam tocar. “Nós éramos umas 50 em 2005. Queríamos nos encontrar no carnaval e acabamos criando o grupo. Assumi o apito [comandando os tambores e instrumentos] sem nunca ter apitado na vida. Minha sorte é que eu tenho um bom ouvido, eu sabia que estava errado, mas não sabia como fazer”, lembra Eugênia.
Eugênia Lima se divide entre a filha de três anos e a organização das ConXitas (Foto: Katherine Coutinho)
Eugênia Lima se divide entre a filha de três anos e a
organização das conXitas.
Participando de grupos culturais desde a adolescência, a diretora das ConXitas conta que cada detalhe sempre foi pensado, principalmente quanto à roupa. “Desde o começo, a gente se via como arte, sendo a música o instrumento maior dessa arte. Antes de decidirmos que ritmo tocaríamos, sabíamos que a roupa tinha que ter chita. Por isso o nome, ‘com chita’”, explica Eugênia.
Atualmente, cem mulheres se apresentam e desfilam, nos quatro dias de carnaval. A roupa do grupo é pensada para atender os mais diversos tipos de corpos femininos, das mais magrinhas às mais cheinhas, de forma que todas fiquem bonitas e confortáveis. “É muito estresse, a gente teve três pilotos de roupa. Aí você vai, troca de costureira, as meninas ficando ansiosas. Eu fico quase sem dormir”, desabafa Eugênia, que tem uma filha de apenas três anos, Antônia.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Reveja o Desfile Campeã 2012 - Unidos da Tijuca, para Luiz Gonzaga o Rei do Baião

Banda Garota Safada e Forró Real são atrações nas praias do Ceará


Carnaval de Aracati (Foto: Agência Diário)Carnaval de Aracati, Blog Sertão9
As praias cearenses são os destinos de muitos foliões no período do Carnaval. Algumas são opções para quem quer tranquilidade, mas, na maior parte do litoral cearense, a festa começa durante o dia na areia, segue com a brincadeira do mela-mela e termina com shows nas praças ou em arenas particulares. Confira as atrações em praias do litoral leste e oeste do Cearádurante os quatro dias de folia:
Aracati
Em Aracati, a 140 km de Fortaleza, mesmo sem verba do governo, a festa vai ser realizada, de acordo com a Prefeitura. A cidade tem um dos carnavais mais tradicionais do estado, a programação traz atrações locais e nacionais. Entre as atrações divulgadas, estão Forró Real, As Coleguinhas, Garota Safada, Ítalo e Renno, Phapyrô, Banda Mel, Sumsamba, Mr. Babão, Serginho e Pimenta N’ativa. Pela manhã, os foliões se encontram na Praia de Majorlândia. Na tarde, blocos tradicionais desfilam pela Rua Coronel Alexanzito, mais conhecida como "Rua Grande". Durante a noite dos quatro dias, as atrações de axé e forró vão animar os brincantes em três trios elétricos na Avenida Coronel Pompeu.

Beberibe
Outro carnaval de praia tradicional é o do município de Beberibe. Durante o dia, os foliões se reunem na Marina do Morro Branco. À noite, a festa é na matriz. As atrações do sábado (9) são Samba Vip, Banda Pinote, Boca a Boca. No domingo (10), Samburika, Imbala e Ed Camaleão. Na segunda-feira (11), Severina Brown, Caribbean Kings, Márcia Freire, e, na terça-feira (12), Paradise, Mesura e Frennesy.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Globo NE e G1 voltam atenções para transmissões ao vivo da folia de PE


Foliões curtem carnaval na cidade de Recife (PE). (Foto: Otávio de Souza/Futura Press/Estadão Conteúdo)
A partir desta sexta-feira (8), a Globo Nordeste e o portal G1 intensificam a cobertura do carnaval em Pernambuco, com atenção voltada para a principal festa popular do Brasil, que tem no estado diversas manifestações das mais representativas para quem gosta de se divertir durante a folia.
Junto com a emissora, o G1 vai transmitir ao vivo a abertura da festa no Recife, direto do Marco Zero da Cidade, na noite desta sexta. No sábado, todas as atenções se voltam para o Galo da Madrugada, o maior bloco de carnaval do mundo, que volta a tomar as ruas do centro da capital com seus carros alegóricos, trios elétricos e milhares de foliões, fantasiados ou não, que garantem a manutenção da alegria, criatividade e originalidade dessa festa.
A transmissão do desfile do Galo começa às 9h30. Serão trezentos profissionais trabalhando para levar as imagens a cinco estados do Nordeste e a 115 países, através da Globo Internacional. Ao todo, serão cinco horas de transmissão ao vivo.
Na segunda, terça e quarta-feiras de carnaval, a folia pernambucana toma conta da programação das tardes da Globo Nordeste. Com repórteres espalhados em pontos estratégicos da Região Metropolitana e do interior do estado, um programa especial vai mostrar o carnaval ao vivo, em diversos locais do estado. A transmissão simultânea, na televisão e também pela internet, começa por volta das 16h, nos três dias.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Galo da Madrugada faz percurso ao contrário na noite desta quinta-feira no Recife


A tradicional prévia do Galo da Madrugada acontece na noite desta quinta-feira (7), noRecife. Há 15 anos, o bloco desfila ao contrário nesta noite, fazendo o percurso inverso ao do desfile oficial. A concentração começa às 18h na Avenida Guararapes.
Este ano o bloco será animado por duas freviocas e três trios elétricos, e embalados por Gustavo Travassos, Maestro Lima, orquestra de metais e pela banda da Polícia Militar. O desfile passa pela Rua do Sol, Avenida Guararapes e Avenida Dantas Barreto com encerramento as 23h na Rua da Concórdia, em frente à sede do Galo. Tudo de graça.


Quem quiser também pode ficar no Palácio Enéas Freire, sede do bloco, participando do projeto Quinta do Galo com apresentação do Maestro Forró e grupos de maracatu e caboclinhos. Os ingressos custam R$ 20,00 (individual) e R$ 100,00 (mesa) para quatro pessoas.

Outra opção para a noite desta quinta é a festa Queirogada. Os irmãos fazem uma prévia de carnaval, com muita batucada, na Usina Dois Irmãos, no Recife. É uma forma deles reuniram a família, os amigos e os admiradores. Começa às 22h e o ingresso custa R$ 40, preço único.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

No Recife, exposição celebra homenageados do carnaval, 2013 veja mais aqui no Sertão9


Turistas e foliões que estiverem no Recife poderão conhecer um pouco mais sobre os dois homenageados no carnaval da cidade – Naná Vasconcelos e Alcir Lacerda (in memorian) – por meio de uma exposição montada no Paço Alfândega, no Recife Antigo. A mostra ficará aberta a visitação entre os dias 6 e 28 de fevereiro.
Painel montado mostra biografia de homenageados do carnaval (Foto: Manoel Filho/G1)Painel montado mostra biografia de homenageados do carnaval do Recife. Sertão9
No espaço onde a exposição está montada, foram instalados quatro painéis, nos quais os visitantes terão a oportunidade de ler a biografia do músico Naná Vasconcelos e do fotógrafo Alcir Lacerda. Além dos painéis, monitores exibem vídeos sobre o mestre da percussão e um equipamento fará a projeção de trabalhos de Alcir, tendo como som ambiente a música do percussionista.
Segundo a curadora da exposição, Clarice Hoffman, as fotos expostas de Alcir Lacerda foram escolhidas a partir de um livro que guarda o portfólio do fotógrafo. “A família dele ajudou muito no processo. Não foi tão difícil selecionar”, disse Clarice. O fotógrafo dedicou mais de 50 anos de vida a fotografar o cotidiano do Recife.
Cabaças penduradas representam o mundo (Foto: Manoel Filho/G1)
Cabaças penduradas representam a religiosidade
de Naná Vasconcelos.Sertão9
A religião, tão cultuada por Naná Vasconcelos, está representada por cabaças penduradas no salão. Entre elas, estão garrafas de vidro com fotografias de Alcir dentro delas. “No candomblé, as cabaças representam o mundo. Naná ganhou o mundo numa época em que pouca gente ganhava. Ele tocou em todos os continentes, é um cidadão do mundo”, disse a curadora.


Clarice falou ainda que o músico não quis expor os instrumentos criados por ele mesmo. No entanto, foi Naná quem selecionou os vídeos que serão exibidos para os visitantes – entre eles um concerto em Varsóvia, na Polônia. “Ele me contou que o desejo dele é o de que as pessoas vejam outra trajetória de mundo dele, que não seja apenas o maracatu. Ele quer que as pessoas possam ir além disso”, revelou a curadora.

Para Clarisse Hoffman, os dois homenageados podem ser considerados artistas, e têm duas coisas em comum. “A paixão pelo Recife e pelo mar. A relação com a água é muito presente na obra dos dois, que são apaixonados pelo que fazem”, disse ela. O trabalho de pesquisa para montar a inauguração durou cerca de três semanas.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Chuvas leves acalmam os sertanejos que enfrentam seca em Pernambuco



Depois de 24 meses sem ver uma gota d'água cair do céu, os moradores deDormentes, no Sertão de Pernambuco, comemoram boas notícias. Foi registrado um índice de 120 milímetros de chuva - de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, um dos maiores dos últimos tempos.
Parece pouco, mas os sertanejos se alegraram de ver o pasto verdinho. "É o que a gente estava esperando. Estava tardando, mas a esperança é que viesse. Chegou e vai continuar, se Deus quiser", afirma o agricultor José da Conceição Rodrigues. Os açudes já estão com água, alguns até quase transbordam. A caatinga começou a florar novamente e o gado já consegue se alimentar do pasto que surge do chão.
Nem tudo está resolvido. Moradores da área de Cerqueiro ainda enfrentam um pouco da estiagem, apesar de já ser possível ver um pouco mais de cor nas plantações. De acordo com os Meteorologistas, esse fenômeno se dá por causa da distribuição de chuvas. O pasto já sente a umidade, mas chuva mesmo não caiu.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

O Rei do Baião e os Beatles, eternamente lembrados no Mundo da musica



L
Os Beatles pesquisavam músicas 
dos quatro cantos do mundo
uiz Gonzaga, o eterno Rei do Baião, e os Beatles têm muito em comum. Ícones incondicionais, eles deram ao mundo uma revolução cultural por meio da música. A sanfona de Gonzaga, ainda na década de 40, divulgou a cultura nordestina para todo o país (e para o mundo), mais do que isso: inovando no jeito de compor e tocar baião, ele o modernizou, elevando-o à condição de arte e colocando-o, como peça fundamental (e enriquecedora), na grande engrenagem que compõe a MPB. Os Beatles, da mesma forma, tiraram das seis cordas da guitarra um som que virou o mundo da música de cabeça para baixo.
            Essa aproximação de Gonzaga com os quatro rapazes de Liverpool não para por aí. No finalzinho da década de 60, saiu a notícia de que os Beatles estariam interessados em gravar a música Asa Branca, obra maior de Luiz Gonzaga e Humbeto Teixeira. Algumas pessoas duvidaram da informação, mas – dentro dum raciocínio lógico – tudo indicaria que aquela notícia fazia sentido.
Os Beatles sempre absorveram os mais diversos tipos de estilos musicais para agregá-los ao rock de que tanto gostavam. Da música clássica à indiana, do bolero ao blues ou do jazz ao canto gregoriano, tudo, por fim, servia de inspiração para eles. A pergunta óbvia vem à mente: por que os Beatles não se deixariam levar pela sanfona de Gonzaga? Nada os impediria. O próprio Paul McCartney disse certa vez que a lindíssima “Fool On The Hill” foi feita sob a influência da bossa nova de João Gilberto. Influência caracterizada mais pela inovação da batida do violão do que pelo ritmo brasileiro em si.
A influência de Luiz Gonzaga 
ultrapassa os limites da música
Sobre o entusiasmo dos Beatles pelo hino nordestino, Gonzaga disse à revista Veja em setembro de 1968: “Os meninos ingleses têm muito sentimento e não avacalham a música. A toada deles parece bastante com as coisas do Nordeste. Até as gaitas de fole lembram a nossa sanfona”. O genial Gonzaga reconhecia o talento e a qualidade artística dos quatro ingleses – e vice-versa...
Poucos anos depois, os Beatles se separaram definitivamente e, como se sabe, eles nunca chegaram a gravar Asa Branca. Só por volta de 1982, circulou um boato sobre essa história: tudo não teria passado de uma “brincadeira” do produtor e cineasta Carlos Imperial com a finalidade de alavancar a carreira do Rei do Baião, quase no ostracismo musical, prestes a se aposentar.
Eu prefiro acreditar que os Beatles realmente quiseram dar uma versão rock’n’roll ao clássico de Gonzaga. O que seria da música sem os mitos?

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Galo da Madrugada homenageia o Velho Chico no Carnaval 2013 em Recife


Maior bloco de Carnaval de rua do mundo, o Clube de Máscaras Galo da Madrugada entrou em 1994 para o Guinness, o Livro dos Recordes, com uma festa que atraiu cerca de 1,5 milhão de pessoas. Em 2013, no dia 9 de fevereiro, o bloco mais conhecido de Pernambuco vai defender o título com o tema “O Rio São Francisco Deságua no Mar do Frevo”, mas pode ser desbancado pelo Cordão da Bola Preta, do Rio de Janeiro. Aproximadamente 2,5 milhões de pessoas são esperadas em cada evento.
O Galo da Madrugada se apresentará com 25 trios elétricos e quatro carros alegóricos pelas ruas deRecife a partir das 9h. A concentração será no Forte das Cinco Pontas. O desfile vai homenagear as embarcações, as lendas e as riquezas encontradas nas águas do Velho Chico em um percurso de 4,5 quilômetros. Shows de Carlinhos Brown, Maestro Spok e trinta artistas locais irão comandar a folia. O violinista Israel de França vai inovar fazendo uma união entre o frevo e a música clássica.
A prévia do Galo da Madrugada, o Galo ao Contrário, acontece na quinta-feira (7 de fevereiro) e fará o percurso inverso ao desfile do sábado (9) A concentração será às 18h na Avenida Guararapes e acaba por volta das 23h na sede do Galo. Gustavo Travassos,Maestro Lima Neto, Orquestra Metais e Banda da Polícia Militar são as principais atrações.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Roberto Carlos veta versão de 'Esse Cara Sou Eu' do Aviões do Forró

               

E a polêmica envolvendo Roberto Carlos, Aviões do Forró e a música "Esse Cara Sou Eu" continua. Depois de pedir a retirada do ar na internet o vídeo exibido no "Big Brother Brasil", no qual o participante Dhomini é embalado pela versão da dupla cearense para o sucesso recente do Rei, além de ter proibido uma nova veiculação da versão, o cantor se pronunciou sobre o caso. "Não tenho restrição quanto à música ser cantada em shows, mas para alguém gravar, precisa pedir autorização, e eu não recebi nenhum pedido para 'Esse Cara Sou Eu'. E não a liberaria agora, porque essa música na minha interpretação ainda não completou seu ciclo, não é o momento de ela ser regravada. Depois que passar um tempo, eu libero. Tem gente que já gravou essa canção e eu acho uma falta de respeito alguém gravar sem pedir a autorização ao autor", falou Roberto Carlos, segundo o jornal "O Dia". Surpreso com o veto, o Aviões do Forró nega que tenha gravado a música. "Nunca! O que ocorre é que o grupo atende pedidos da plateia nos shows, em diversos festivais de música pelo País, e a maioria é transmitido via rádio ou televisão. Deve ter sido daí que veio essa gravação que colocaram no 'BBB'. Seria uma honra o Aviões do Forró gravar algum clássico ou participar de algum musical com o Rei", explica o grupo através de seu assessor de imprensa, Júnior Farias.

Acessórios podem ajudar na caracterização para o Carnaval,Pernambucano


Sertão9 na folia  , 2013